Cláudia Monteiro de Aguiar fez intervenção no Parlamento Europeu no Dia Mundial do Turismo

 

Pela primeira vez, o Dia Mundial do Turismo foi celebrado no Parlamento Europeu com uma iniciativa promovida e organizada pelo presidente desta instituição, Antonio Tajani.

A Conferência de Alto Nível juntou no hemiciclo de Bruxelas ministros do Turismo de vários Estados-Membros, representantes da Organização Mundial Turismo, da UNESCO, embaixadores, académicos, empresários e associações representantes do sector – hotelaria, agências de viagens, operadores turísticos –  e comissários europeus.

“Uma estratégia europeia para aumentar a competitividade da indústria do turismo, factor essencial para a criação de emprego” foi o lema para um dia de debate em torno dos desafios do turismo: educação e formação, novas competências, start-ups e PME, inovação e economia colaborativa, financiamento, promoção, protecção e tratamento de dados, refere uma nota.

A deputada madeirense Cláudia Monteiro de Aguiar (Portugal), Francisco Millan Mon (Espanha), Istvan Ujhely (Hungria), Claudia Tapardel (Roménia), Isabella de Monte (Itália) foram os principais oradores convidados do presidente do Parlamento Europeu.

A eurodeputada interveio no painel  “Inovação e economia digital no Turismo” com a Comissária Europeia da Economia e Sociedade Digital, Mariya Gabriel.

De acordo com Cláudia Monteiro de Aguiar, “a melhor resposta às mudanças que assistimos na sociedade, na economia e, em particular, no turismo é a inovação. Todos somos responsáveis por facilitar a transição e promover a adaptação do sector às tecnologias. Potenciar crescimento é permitir que haja melhoria na formação, na qualificação de recursos, na promoção, na internacionalização”.

A deputada pediu à Comissão que apresente “instrumentos financeiros próprios e mecanismos para o turismo, no próximo quadro financeiro plurianual” considerando que esta seria a prova de uma acção clara e concreta pelo Turismo e voltou a referir que deveria ser equacionada uma Política Comum de Turismo.

Em relação à economia colaborativa, Cláudia Monteiro de Aguiar destacou  “a urgência de encontrar um quadro normativo equilibrado para as novas plataformas de mobilidade, como para  o alojamento de curta duração “ e acredita que “a acção deve partir da Comissão Europeia para que seja possível evitar vazios legais e contradições entre os 28 Estados-Membros”.

Na sua intervenção a deputada  referiu Portugal pelos bons resultados mas lamentou também  “a constante diabolização do Turismo, primeiro precisamos de travar o excesso de turismo mas logo em seguida aplaudem as receitas fiscais que daí advêm.”