Prémios de turismo do Governo galardoam pessoas e instituições

Ricardo Diogo de Freitas recebeu a medalha em nome de Yasumitsu Kinishita, japonês de distribui o vinho Madeira em terras nipónicas.

Fotos: Rui Marote

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, o secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, a secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, e a directora regional do Turismo, Kátia Carvalho, estiveram entre os representantes do Governo Regional que marcaram hoje presença na cerimónia do Dia Mundial do Turismo. O evento, que decorreu na Quinta das Cruzes, foi uma oportunidade para agraciar cerca de uma dezena e meia de indivíduos, mais quatro empresas e associações, que se destacaram no Mérito Turístico.

Assim, o GR agradece a contribuição destas pessoas individuais e colectivas para a evolução daquele que é o sector que mais faz mexer com a economia da Madeira.

Duas dezenas de medalhas, entre as quais três de ouro, 11 de prata e seis de bronze, foram hoje entregues.

Medalha para o Café Apolo, recebida por Teresa Alves Henriques

O ouro foi para a Associação de Barmen da Madeira e para a Associação Geringonça. Também João Atanázio foi contemplado com o ouro nos Prémios Contributo. Já no que concerne À prata, estes Prémios foram entregues ao café/restaurante Apolo, ao sócio e gerente da Estalagem da Ponta do Sol, André Diogo, ao compositor e músico Paulo Ferraz e a Yasumitsu Kinishita, um cidadão nipónico responsável pela promoção do Vinho Madeira no Japão.

Já o Prémio Ideia foi para o Engenho Novo da Madeira e o Prémio Memória para Dâmaso Jardim Ponte, a título póstumo. Os Prémios Carreira foram entregues ao director de hotel no grupo Porto Bay Hotels & Resorts, António Paus, à guia intérprete Graça Paula Menezes, ao director de comidas e bebidas José Aurélio Aguiar, ao chefe de restaurante José Manuel Rodrigues e ao director de restaurante e bar Nélio Ferreira.

Finalmente, nas medalhas de bronze foi entregue um Prémio Contributo a José Manuel Freitas, artesão, cinco Prémios de Carreira: ao jardineiro José Jesus Fernandes, ao motorista José António Lemos, ao encarregado operacional António Gramilho Freitas e ao assistente técnico Luís Filipe Câmara, além do chefe de rede Manuel Gonçalves Álvaro.

O compositor Paulo Ferraz agradeceu, em nome de todos. Salientou, na oportunidade, a qualidade que caracteriza o destino Madeira, precisamente pelo elemento de simpatia pessoal que caracteriza as suas gentes e que é aperfeiçoado ao máximo pelos profissionais.

Também Miguel Albuquerque salientou a importância do turismo e da arte de bem receber, com calor humano, que é o que diferencia a oferta do arquipélago.