Crianças fizeram tratamento de quimioterapia esta tarde, garante o SESARAM que lamenta os constrangimentos do atraso na chegada do medicamento

URGENCIAS HOSPITAL NELIO MENDONCA
O SESARAM esclarece que as crianças que aguardavam um medicamento do foro oncológico, já fizeram o tratamento de quimioterapia. O medicamento chegou ao Hospital Dr. Nélio Mendonça hoje.

Face à notícia publicada pelo Funchal Notícias, relativamente ao desespero de uma mãe, manifestado na sua página do facebook, sobre os atrasos na chegada de um medicamento essencial ao tratamento da sua filha e de uma outra menina, tratamento do foro oncológico que ia ser feito no Hospital Dr. Nélio Mendonça mas que tinha sido adiado há alguns dias, o Conselho de Administração do SESARAM emitiu uma nota informando que as duas utentes, menores de idade, realizaram o tratamento de quimioterapia durante a tarde do dia de hoje, 27 setembro.

Constrangimentos no transporte do medicamentos

Diz a mesma informação que “constrangimentos relacionados com o encaminhamento e transporte da medicação do Continente para a Madeira impossibilitaram que o tratamento fosse realizado tal como estava programado, dia 26 de setembro. Contudo, os profissionais de saúde encetaram todos os esforços no sentido que a medicação fosse transportada e rececionada na farmácia do Hospital Dr. Nélio Mendonça logo nas primeiras horas uteis do dia de hoje, o que felizmente acabou por se concretizar”.

Esclarece ainda o SESARAM que “importa salientar que a médica assistente assegura que o atraso em causa, não causou o agravamento da doença”.

SESARAM lamenta “situação particular”

O Conselho de Administração do Serviço de Saúde da Região refere, também, que “conscientes dos transtornos causados, pelo atraso na administração do medicamento, reconhecemos e reforçamos publicamente que a política de atuação deste serviço deve assentar em princípios de humanidade, de segurança e, de rigor, pelo que lamentamos esta situação em particular”