Orientação: Nelson Baroca e Paula Rodrigues destacam-se

 

Podios do campeonato ibérico

Segundo divulgou o Clube Aventura da Madeira, a modalidade de Orientação voltou à cidade do Funchal numa nova etapa do Circuito Urbano, que decorreu ao início da noite da passada quinta-feira, inserindo-se nas actividades da Semana da Mobilidade 2017, promovida pela Câmara Municipal do Funchal.

A participação de 114 orientistas de todas as idades, de forma individual ou em grupos, iniciou-se pelas 20 horas com as primeiras partidas. A organização do Clube Aventura da Madeira disponibilizou 8 percursos, que abrangiam uma área com 0,5km 2 na baixa do Funchal.

As distâncias variaram entre os 900m do percurso para o escalão de formação e os 3800m para o escalão sénior masculino, tendo em média cerca de 20 postos de controlo cada um dos percursos, todos com partida e chegada na Avenida Arriaga, junto ao Largo da Restauração.

Nos escalões mais competitivos, Nelson Baroca, do Clube Aventura da Madeira, venceu nos seniores masculinos, seguido de José Henriques na segunda posição e João Gomes na terceira posição, ambos também do CAMadeira. Na competição feminina Sénior, destaque para vitória de Paula Rodrigues do Ludens Clube de Machico, deixando na segunda posição, a 5 segundos, Sónia Silva do GD Estreito e na terceira posição Cláudia Soares (CAMadeira).

Nos escalões veteranos, vitórias para Vitor Sousa (CMoFunchal) e Ana Abreu (CP Telecom) nos veteranos 1 e Justino Nóbrega (CMoFunchal) e Otília Henriques (CAMadeira) nos veteranos 2.

Os escalões jovens contaram com 25 participantes, 10 dos quais na formação. No escalão juvenil venceram Afonso Fernandes (LCM) e Clara Costa (GD Estreito) e nos juniores venceu Luis Rosário (CAMadeira).

Os percursos abertos tiveram em Aldónio e José Berimbau a dupla vencedora no percurso Longo e o grupo Davis/Cristiano/Alexandre os mais rápidos no percurso Curto.

Entretanto, o Município de Montalegre recebeu o campeonato Ibérico Masculino de Orientação no passado fim-de-semana, 16 e 17 de Setembro de 2017, onde a Madeira esteve representada por orientistas do Clube Aventura da Madeira e do Ludens Clube de Machico.

As provas decorreram em área florestal e agrícola em Lodeiro de Arque e Salto, e na área urbana Montalegre, refere uma nota de imprensa do CAM. No total participaram cerca de 600 orientistas, com a particularidade de cerca de metade dos participantes serem oriundos de Espanha.

Nelson Baroca destacou-se entre a participação dos madeirenses. O orientista do Clube Aventura da Madeira iniciou a sua participação no escalão Elite, com um excelente 4.º lugar na distância média, depois no percurso urbano foi 5.º e na distância longa conquistou a 8.ª posição, resultados que proporcionaram o 5.º lugar final no evento (terceiro português) e uma presença no pódio que distingue os cinco primeiros. Ainda no escalão Elite, Xavier Vieira foi 13.º e João Gomes foi 17.º, ambos orientistas em representação do Clube Aventura da Madeira.

Nas restantes participações, António Olival (CAMadeira) foi 10.º no escalão H45. Do Ludens Clube de Machico estiveram presentes Afonso Fernandes 14.º em H16, Filipe Fernandes 19.º em H20, Inês Fernandes 11.ª em D21B e Paula Rodrigues 4.ª em D21A .