Jaime Moniz reforça liderança nacional na colocação de maior número de alunos de medicina e também chega à engenharia aeroespacial

A Escola Secundária Jaime Moniz continua este ano a colocar alunos nos cursos mais disputados das universidades portuguesas.  É disso exemplo o facto de esta instituição escolar reforçar a sua posição de líder nacional, no panorama do ensino público e privado, na colocação de maior número de alunos nas faculdades de medicina do país, este ano com 48 alunos, mais dois que no ano anterior. 40 alunos foram colocados nas universidades do Continente (ano anterior foram 33) e 8 no ciclo básico de medicina da Universidade da Madeira (ano anterior 13).

Outro dado relevante prende-se com o facto de a ESJM ter um aluno que entrou no curso que exige a nota mais elevada de acesso ao ensino superior, engenharia aeroespacial, com a média de acesso de 18,8 valores. Aliás, este aluno, com nota de secundário de 19 valores, foi o último a entrar no curso de engenharia aeroespacial com 18,8 valores, no contingente geral e na primeira opção de candidatura.

A direcção da ESM considera que os resultados alcançados este ano no concurso nacional de acesso ao ensino superior foram  “excelentes”, “por ter por contribuído pelo acesso de 32% dos alunos madeirenses no ensino superior”.

Em termos de estatísticas,  “dos 479 alunos que apresentaram candidatura ao ensino superior, 449 no ano anterior, 450 foram colocados na 1ª fase, sendo a percentagem de 94%. É de referir que as percentagens alcançadas, quer a nível regional, quer a nível nacional foram, respetivamente, de 93% e de 85,7%.”

Por outro lado, “ao nível do número de alunos colocados 450, registou-se um acréscimo de 27 alunos.”

Na Universidade da Madeira, foram colocados 103 alunos(23%), enquanto que nas Universidades do Continente obtiveram colocação 347 estudantes (77%).

As áreas de estudo com maior número de alunos colocados pela ESJM na 1ª fase foram as seguintes:

Saúde: (Medicina (48), Medicina Veterinária e Dentária, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia …) 111 alunos

Engenharia e técnicas afins: (Engenharias Aeroespacial, Informática, Mecânica, Biomédica, Electrónica e de Computadores, Civil…) – 78 alunos

Ciências Empresariais (Economia, Gestão…) – 75

Línguas e Relações Empresariais e Ciências da Cultura – 52

Humanidades: (História, Filosofia, Sociologia…) – 35

Direito: 25

Ciências do Desporto: 19

Ciências da Educação e Cultura: 18

Artes: 13.