Sérgio Marques visita sexta-feira obra no Curral das Freiras

O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e  Europeus, Sérgio Marques irá visitar esta sexta-feira, dia 15 de setembro, pelas 14h00, a empreitada de estabilização da Plataforma Rodoviária da ER 107 –Ribeira do Cidrão, Curral das Freiras.

Recorde-se que a intempérie de 20 de fevereiro de 2010, afetou severamente um troço da ER107 na Ribeira do Cidrão, numa extensão aproximada de 200 metros.

Segundo uma nota de imprensa hoje divulgada, este é o único acesso à população do Sítio da Fajã Escura (Curral das Freiras) e está, desde então, limitada a circulação a meia faixa de rodagem.

A intervenção pretende reconstruir e repor as condições de circulação da via, através da estabilização de taludes, reconstrução de passagens hidráulicas e pavimentação, incluindo a reposição da sinalização e equipamentos de segurança.

A intervenção pretende reconstruir e repor as condições de circulação da via.

A empreitada inclui, além dos trabalhos preparatórios, a realização dos seguintes trabalhos:

-Terraplenagens;

-Obras de contenção – a norte a estabilização do talude com recurso a pregagens e betão projetado; a sul uma cortina de estacas ancoradas e ainda um muro de muro de suporte em aterro do tipo semi-gravidade;

-Execução de um canal de regularização da linha de água que atravessa a estrada regional;

-Obras necessárias à drenagem dos terrenos localizados no tardoz da cortina de estacas ancorada, através da execução de um sistema de drenagem sub-superficial;

-Pavimentação, sinalização e equipamentos de segurança.

Aquando da adjudicação da obra o Secretário Sérgio Marques adiantou que “o Governo Regional continua a resolver situações de segurança e acessibilidade resultantes do 20 de fevereiro. É fundamental que , quase 7 anos após a tragédia, voltem a ser utilizáveis as estruturas afetadas,  bem como garantida a segurança das populações.”

O governante com a responsabilidade pelas obras públicas destaca igualmente “a necessidade de ter uma atenção particular com o Curral das Freiras, freguesia com características muito especiais e que merece, até por essas especificidades geográficas, ter as melhores acessibilidades dentro do perímetro da mesma”.

O Governo executou, de resto , no ano passado uma importante intervenção na Estrada 107 que liga as Romeiras à entrada do Túnel do Curral, estabilizou  7 taludes, reconstruiu  2 muros de suporte da plataforma rodoviária e  reabilitou  6 Km de pavimento da Estrada Regional.

Agora, com esta obra junto à ribeira do Cidrão permite-se que o acesso ao sítio do Colmeal volte a estar perfeitamente normalizado e em condições de segurança.

O Prazo de execução é de 180 dias terminando no final do ano.

A obra foi financiada pela Lei de Meios e com valor de adjudicação de €3.294.000,00.