Nossa Senhora da Piedade motiva festa na freguesia do Caniçal

*Sílvio Mendes

As procissões no mar do Caniçal marcam o próximo fim de semana naquela freguesia madeirense que no domingo,17 de setembro, celebrará a tradicional festa em honra de Nossa Senhora da Piedade.
A devoção está associada à proteção da Mãe de Deus a “pescadores atingidos por forte tempestade”, que prometeram construir uma capela e celebrar todos os anos uma festa de ação de graças.
A festa de Nossa Senhora da Piedade que irá decorrer na freguesia do Caniçal no próximo fim de semana é assinalada pela “procissão no mar”, com muitas traineiras e um barco sorteado entre muitos para transportar a imagem de Nossa Senhora entre a igreja matriz e a Capela, edificada no Monte Gordo, perto da Ponta de São Lourenço.
Realizada sempre no terceiro domingo de setembro aquela festa é uma das mais conhecidas da Madeira e é complementada como o típico arraial.
Às 15 horas do próximo sábado, terá início o percurso marítimo entre o cais do Caniçal e a capela da Piedade. Após o regresso, cerca das 19 horas, realizar-se-á a procissão para a igreja paroquial do Caniçal. Depois será celebrada a missa da vigília desta festa
No domingo às 13 horas principiará a solenidade litúrgica em louvor de Nossa Senhora da Piedade e às 15 horas terá lugar a procissão no mar que transportará a imagem de Nossa Senhora da Piedade até à sua capela que fica situada no alto de um monte e a debruçar-se sobre as águas do oceano. Foi construída no monte Gordo ou da Piedade, à distância de quatro quilómetros da antiga igreja paroquial.
Data do século XVI, a construção da primitiva capela de Nossa Senhora da Piedade, que segundo conta a tradição, foi resultado de um voto de marinheiros que, vendo o seu navio prestes a despedaçar-se contra os rochedos da costa, prometeram erigir no cimo do monte uma pequena capela dedicada à Virgem Maria. Embora Nossa Senhora da Piedade não seja a padroeira do Caniçal esta festa é participada por muitas pessoas, vindas dos mais diversos locais da Madeira, a maioria no cumprimento de promessas feitas à Virgem Maria.
A festa de Nossa Senhora da Piedade integra-se nos grande arraiais madeirenses e como tal regista-se sempre enorme afluência no arraial.
O padroeiro do Caniçal é São Sebastião, festejado em janeiro, mas a festa de Nossa Senhora da Piedade é a que mais pessoas atrai até aquela localidade.
Uma festa que se realiza sempre no terceiro domingo do mês de setembro.