Festa das Vindimas promete movimentar freguesia do Estreito

O presidente da Junta de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, Gabriel Pereira, apresenta oficialmente hoje, quinta-feira, 7 de Setembro, pelas 16h00, na Rua João Augusto de Ornelas, no centro da freguesia do Estreito, a 40.ª edição da Festa das Vindimas.

Segundo refere este órgão autárquico, remonta a 1963 a realização da primeira edição da Festa das Vindimas do Estreito de Câmara de Lobos, o mais antigo certame de promoção do Vinho Madeira. Tendo como palco principal a Quinta do Estreito, à data, o evento despertou grande sucesso com o Cortejo da Vindima, no qual participaram grupos folclóricos, homens transportando cestos com uvas e borrachos e entoando charambas e bailinhos, acompanhados de rajões, machetes e braguinhas. Houve lugar à repisa de uvas ao vivo e provas de vinho, uma exposição de utensílios da produção vinícola e produtos das casas de vinho e muita animação, foguetes e iluminações.

“Volvido meio século, é objectivo da Junta de Freguesia do Estreito reivindicar o destaque original das Festas da Vindima e posicionar o certame com lugar de relevo no cartaz da promoção turística da Madeira. O Estreito de Câmara de Lobos é o principal centro produtor de vinho da Madeira e repositório de um património vitícola inestimável, qualidades que potenciam o território e o evento, como centro do enoturismo na Madeira, especificidade que levou a autarquia de Câmara de Lobos a efectuar, no ano de 2014, o registo da marca “Estreito de Câmara de Lobos, Terra de Vinho”, refere uma nota de imprensa.

A próxima edição das Festas da Vindima, que terá lugar entre 8 a 10 de Setembro, apresentará um programa de actividades culturais, gastronómicas e etnográficas inspiradas no universo da vitivinicultura, “através do qual é pretendido alavancar a notoriedade e o prestígio da freguesia e dos vinhos ali produzidos”.