Faleceu aos 79 anos um dos fundadores do PSD-M, Henrique Abrantes, o funeral é amanhã

Faleceu Henrique Augusto Rodrigues Abrantes.

Henrique Abrantes foi fundador da Caixa Económica do Funchal, antecessora do BANIF, tendo sido presidente do conselho de administração juntamente com Jorge José Figueira da Silva e Humberto Machado.

Foi dono primitivo do Bazar do Povo e ex-presidente da Associação de Socorros Mútuos “4 de Setembro de 1862”. Foi ainda sócio da Air Columbus, gerente da TRIAM-Serviço de Apoio a Aeronaves e ex-deputado do PSD eleito a 5 de outubro de 1980.

Aliás, integrou a primeira comissão do PSD na Madeira, sucedâneo de movimentos como a Frente Centrista da Madeira (FCM).

Segundo o historiador Rui Nepomuceno, apesar de António Gil ser considerado o seu primeiro militante, a Comissão Organizadora do PPD Madeira era constituída por Jorge Malheiro Araújo, Henrique Pontes Leça, João Florêncio Gomes Aguiar, Jorge Bettencourt Sardinha e Henrique Augusto Rodrigues Abrantes.

Segundo fonte da família contactado pelo Funchal Notícias, o funeral de Henrique Abrantes realiza-se amanhã, dia 5 de setembro, a partir das 12h30, em São Martinho.

Henrique Abrantes tinha 79 anos e morreu em casa, no Santo da Serra, onde estava acamado há cerca de um ano. Nos últimos 15 anos que estava debilitado.

Natural da freguesia de Santa Maria Maior, no Funchal, após concluir o curso do Liceu do Funchal, foi para Inglaterra onde estudou Administração de Empre­sas no Balham College de Londres.

Trabalhou num empresa na antiga Alemanha Federal, em Hamburgo e, regressado à Madeira, chegou a ser director da Associação Comercial e Industrial do Funchal, entre 1976 e 1982.