Importância do Turismo

Ultimamente, Portugal tem aproveitado a sua fama como país turístico para atrair milhões de turistas que o procuram pela sua temperatura amena, paisagens e praias magníficas, história, cultura e gastronomia diferentes. Hoje em dia, Portugal é considerado como um dos destinos preferidos dos europeus e não só, comprovado pelos inúmeros prémios internacionais de turismo atribuídos. Por estas e outras razões, não é de admirar que a crescente popularidade do país tenha atraído mais atenção para o sector do turismo.

Nos últimos anos, Portugal tem assistido a um crescimento deste sector de tal forma, que o turismo já contribui significativamente para a economia de muitas regiões do país. É graças ao turismo que muitas localidades, com pouco interesse económico, têm uma oportunidade de se desenvolver e captar rendimentos que de outra forma não teriam hipóteses, fazendo com que lugares, que não teriam mercado suficiente para o dia-a-dia, tenham uma oportunidade de criar empresas e empregos. Por essa razão, o turismo distribui rendimentos, ajudando a equilibrar a balança entre regiões pobres e ricas dentro de um país.

Logo, não é possível negar que o turismo traz claros benefícios para as regiões, tais como criação de emprego e desenvolvimento local, contudo, muitos dos benefícios trazidos pelo turismo passam despercebidos por não estarem directamente relacionados com o sector. Por exemplo, os restaurantes localizados numa zona turística irão claramente beneficiar do aumento de turistas na região, indirectamente os fornecedores de alimentos e outros serviços também serão favorecidos, uma vez que é gerado um efeito em cadeia nos negócios.

Para além disso, o turismo pode ajudar a preservar os aspectos únicos da localidade que estariam em risco de desaparecer se não fosse a atenção que os turistas lhes prestam. Independentemente do tipo de turismo que a região pratica, os governos e populações locais são obrigadas a manter a razão da atração turística em boas condições, por exemplo, se uma região pratica turismo histórico, as câmaras e populações vêem claramente a necessidade de proteger o seu património histórico e participam mais activamente na recuperação e manutenção de edifícios e monumentos. Se a região é conhecida pela suas festas e culturas tradicionais típicas, o aumento de turistas ajudará a preservar tradições que as gerações mais novas desses locais deixam de seguir, ajudando a manter por mais algum tempo o artesanato e outras práticas locais. Adicionalmente, para além de manter a atracção turística em boas condições, exige que a região à sua volta se desenvolva, isso irá significar um aumento da qualidade de vida das populações locais através da melhoria de infraestruturas, como vias de comunicação, hospitais, sistemas de esgotos, etc.

Contudo, o turismo é uma faca de dois gumes, se por um lado traz dinheiro para o país e ajuda a desenvolver regiões, por outro lado, há o risco das regiões ficarem exclusivamente dependentes do turismo para dinamizar a economia. Uma região completamente devota ao turismo cria, normalmente, empregos precários e mal pagos, deixando de ter necessidade de pessoas qualificadas para a maior parte dos seus serviços, contudo, numa altura em que há imensos licenciados desempregados no país, as exigências para um simples emprego são imensas, prejudicando também pessoas não qualificadas à procura de emprego.

É também preciso ter em consideração que uma economia baseada no turismo é sensível a acontecimentos internos e externos ao local. Sendo o turismo uma actividade efémera e muitas vezes sazonal, qualquer situação que manche a reputação da localidade como zona turística (aumento de criminalidade, catástrofe natural ou humana, etc.), poderá levar a uma redução drástica e repentina no número de visitas anuais e causar graves crises económicas e sociais na localidade.

Na minha opinião, é natural que a tendência turística do país tenha atraído mais investimento para o sector, mas é preciso que as regiões consigam desenvolver outros serviços e empresas, de maneira a diversificar a economia para que cresça de forma sustentável e duradoura.