Iate do Príncipe do Mónaco está na Madeira até 21 agosto

Foto APRAM

Está na Madeira o iate do príncipe Alberto II do Mónaco, ‘Yersin’.

O iate, agenciado pela ‘JFM Shipping’, chegou ao Funchal a 18 de agosto, pelas 10 horas e parte a 21 agosto, pelas 11:00.

O ‘Yersin’, que dará apoio à visita à Madeira do prníncipe do Mónaco, veio de Gibraltar.

O iate foi construído pelo estaleiro Piriou e ganhou este nome em homenagem ao Dr. Alexandre Yersin (1863-1943), bacteriologista suíço reconhecido pela descoberta do bacilo da peste.

A embarcação tem a bordo laboratórios, enfermaria, uma sala de mergulho e uma plataforma de armazenamento para contentores.

O iate serve de base a pesquisas científicas/oceânicas. Está certificado para navegar em águas sensíveis graças ao seu baixo índice de emissão de poluentes e um sistema de tratamento de água e esgoto.

Projetado por Pierre J. Kubis, o Yersin serve o propósito de levar o seu proprietário, o Príncipe do Mónaco aos mais diversos lugares do mundo mas também de se associar a pesquisas internacionais de instituições que se dedicam à investigação oceânica.

Inspirado pelas viagens do famoso personagem Tintin e Jacques-Yves Cousteau, o ‘Yersin’ foi concebido para navegar sob condições climatéricas extremas, quer de frio que de calor.