Secretário de Estado das Comunidades anuncia 8 medidas concretas de apoio a recém-regressados da Venezuela

Fotos Rui Marote

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro enumerou hoje 8 mediddas concretas que já foram tomadas para assegurar a reintegração de portugueses/madeirenses que regressam da Venezuela.

José Luís Carneiro falava aos jornalistas à margem da sessão de abertura do Fórum Madeira Global, para o qual foi convidado.

Segundo o governante da República, estão articuladas com a Região várias medidas no âmbito consular e do SEF, apoio associativo, habitação, apoio a famílias carenciadas, empregabilidade e empreendedorismo, validação de competências escolares, desburocratização de indocumentados, etc..

Umas das medidas é na área da saúde estando assegurado pelo Serviço Nacional de Saúde apoio concreto a ex-emigrantes recém-regressados que precisem de cuidados nas áreas da hemodiálise e oncologia.

José Luís Carneiro anunciou ainda que estão asseguradas 150 bolsas de estudo relacionadas com o ensino da língua portuguesa e com a formação e aquisição de competências na língua portuguesa.

O programa de apoio ao empreendedorimo jovem e o reajustamento do programa Prohabita para reafectar habitações a recém-regressados foi outra das medidas lembradas por José Luís Carneiro.