Semana gastronómica de Machico arranca amanhã com os “The Gift”

A Semana Gastronómica de Machico é organizada pela Câmara. Os artistas são agenciados pelo Diário, que recebe 96 mil euros.

A 32ª edição da «Semana Gastronómica» de Machico, irá realizar-se entre os dias 28 de julho e 06 de agosto.

Segundo uma nota de imprensa hoje divulgada, este evento tem como objetivo divulgar a gastronomia tradicional da região e particularmente a do concelho de Machico e contribuir para a promoção socio-económica e cultural do município.

Este certame conta com a presença de 12 restaurantes, 19 bares e 3 associações que disponibilizarão aos visitantes as suas especialidades.

Terá também a presença, pelo segundo ano consecutivo, de um stand da Associação de Produtores de Sidra e Derivados da Madeira, dedicado à sidra.

Uma nota ainda para a presença de um stand com produção de vinhos do concelho, bem como uma representação do Engenho do Porto da Cruz, com os tradicionais runs agrícolas.

Pela quarta vez, haverá também sessões de Cozinha ao Vivo, este ano a 1ª sessão começa com a participação do Chefe Filipe Silva, do Resort Quinta do Lorde, no domingo, dia 1 de agosto, pelas 17h30; depois, no dia 4 de agosto, sexta-feira, pelas 18h30, com a presença da Escola Octávio Freitas, do Four Views Hotel; para finalizar, no sábado, dia 5 de agosto, pelas 18 horas, a organização conta com a presença do Chefe Yves Gautier, do Hotel do Jardim da Serra.

Como vem sendo hábito, passam por Machico, todos os anos, grandes nomes e esta edição traz ao palco já no dia 28 de julho, primeiro dia da mostra, os THE GIFT.

No dia 31 de julho o grupo humorístico madeirense 4Litro, no 1 de agosto os ABBA GOLD e no dia 2 os ANJOS, enquanto no dia 03 os ritmos mudam para a fadista RAQUEL TAVARES, que dará lugar, no dia 4, à madeirense VÂNIA FERNANDES.

A animação decorrerá todos os dias, pois estarão em palco vários grupos de música tradicional, pop/rock, tunas, dança e grupos de folclore.

Por motivos de segurança dos visitantes e participantes está proibida a circulação de garrafas de vidro no recinto, enquanto medida preventiva e à semelhança dos anos transatos, na presente edição do certame os estabelecimentos participantes utilizarão o copo ECO personalizado para o evento «Semana Gastronómica».

Este ano haverá ainda o «espaço kid» para os mais novos, onde haverá grande diversidade de jogos e atividades, sob a coordenação de uma equipa de responsáveis. Este recinto lúdico infantil estará situado junto ao Fórum Machico e tem como objetivo proporcionar um espaço de entretenimento às crianças, enquanto os pais visitam as barracas de comes e bebes.