Centro Ciência Viva no Porto Moniz com ampla programação para a Semana do Mar

Com o apoio do município do Porto Moniz, o Centro Ciência Viva, no âmbito das comemorações e festas anuais do concelho, terá um programa para toda a “Semana do Mar”, com uma palestra e uma exposição com diferentes temáticas, alusivas ao mar, nomeadamente relacionados com a sua fauna e flora, refere um comunicado.

As comemorações da Semana do Mar, no Centro Ciência Viva do Porto Moniz, iniciam-se no dia 25 de Julho pelas 10h30, com uma palestra intitulada “projecto luminaves e impacte da poluição luminosa nas aves marinhas” ministrada por Laura Castello da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e com uma exposição com o tema “projectos desenvolvidos pela SPEA na Madeira”. Realizar-se-ão ainda com duas saídas de barco, sendo que a primeira saída será realizada às 11:00 e a segunda pelas 14:00. As pessoas interessadas poderão fazer a sua inscrição, através dos diversos contactos do Centro Ciência Viva.

Ainda no dia 25 de julho pelas 15 horas a Estação de Biologia Marinha do Funchal estará representada por Mafalda Freitas que trará a exposição “Tesouros Profundos do Oceano Atlântico”.

Já no dia 26 de Julho, as actividades serão iniciadas pelo Núcleo dos Dragoeiros – IFCN, representado por Rosa Pires, que trará uma exposição fotográfica denominada “Vida Marinha” – Um espectáculo de explosão de cor e vida que o mundo subaquático madeirense possui”. Esta responsável fará ainda uma palestra sobre o “Projecto LIFE Madeira Lobo-marinho”.

No dia 27 de Julho o Museu da Baleia da Madeira, representado por Ana Nóbrega, promove uma palestra sobre a temática  “A diversidade cultural do Museu da Baleia da Madeira”, e com uma exposição sobre: “Um Museu: histórias de vida e de mar”.

No dia 28 de Julho será o Museu de História Natural do Funchal a trazer a exposição “Um Oásis Subaquático para Descobrir e Proteger” e uma palestra, “Pradarias de ervas marinhas no Eco-Parque Marinho do Funchal”. O público poderá contar, como orador, com Ricardo Araújo.

A Semana do Mar ficará concluída com uma exposição da autoria de Zita Cardoso, sobre a gastronomia no mundo.