Miguel Fonseca alerta para os problemas de água no concelho de Santa Cruz

A candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Santa Cruz abordou, em conferência de imprensa, o problema do abastecimento de água ao concelho. “Segundo dado, cerca de 70 por cento da água potável perde-se nas redes de canalização”, referiu Miguel Fonseca, candidato independente pelo BE nas próximas autárquicas. Outro problema é a questão do abastecimento a determinados núcleos populacionais, e outro ainda os contadores de água.

Miguel Fonseca considerou que foram prometidos investimentos no abastecimento de água, tendo chegado a ser prometidos 900 mil euros para o ano de 2016. “Mas, segundo parece, terá sido feito um investimento prático de cerca de 14 mil euros”, referiu.

O BE propõe “a efectiva implementação de um sistema de telegestão de água, compatível com o orçamento da Câmara Municipal de Santa Cruz, e que tenha uma cobertura orçamental plurianual”, para chegar a atingir, como ideal, o objectivo de zero perdas de água na rede.

Miguel Fonseca disse que, a ser implementado este sistema, os custos do mesmo no final do mandato já estarão pagos, dado que se terão evitado custos enormes nas perdas de água.

O candidato frisou ainda considerar necessário que os aglomerados populacionais, especialmente em fim de rede, estejam também bem servidos em termos de fornecimento de água, já que, afirmou, alguns deles têm um caudal de água muito menor, chegando a faltar a água durante o dia.

Já quanto aos contadores de água, “há muitas queixas dos munícipes das leituras do contador não corresponderem à água efectivamente gasta”. Isto deriva de várias circunstâncias, disse, pelo que tem de haver uma fiscalização periódica, por parte das câmaras, dos contadores, e é preciso verificar se estes estão conformes às normas europeias.

Quanto ao abaixamento do preço da água, considerou que, neste momento, tal medida seria mera demagogia, que não é perfilada pelo Bloco de Esquerda. Só com a implementação efectiva de um sistema que evite as massivas perdas de água na rede tal poderá verificar-se.