Exposição colectiva ‘Persona’ no Teatro Municipal Baltazar Dias

Segundo uma informação da CMF, o Teatro Municipal Baltazar Dias inaugura no dia 9 de Agosto, às 18 horas, uma mostra colectiva de arte contemporânea, intitulada “Persona”.

A exposição, preparada especificamente para aquele local (site specific), com curadoria de Fátima Spínola, reúne 13 artistas plásticos de diferentes nacionalidades: Carina Mendonça (Portugal), Carolina Askue (Venezuela), Carolina Fernandes (Portugal) Cristiana de Sousa (Portugal), DDiarte – Zé Diogo e Diamantino Jesus (Portugal), Hernando Urrutia (Espanha), Jose Zyberchema (Espanha), Luísa Spínola (Portugal), Luz Henriques (Portugal), Marcos Milewski (Argentina) Paulo Sérgio Beju (Portugal) e Teresa Jardim (Portugal) e 11 agentes de teatro: Cristina Loja, Dinarte De Freitas, Diogo correia Pinto, Eduardo Luíz, Edgar Fernandes, Élvio Camacho, Ester Vieira, Francisco Arraiol, Hugo Castro Andrade, Nuno Morna e Paula Erra.

“Persona” é uma palavra italiana derivada do latim para um tipo de máscara grega criada com o propósito de ressoar com a voz do actor (per sonare que significa “soar através de”), permitindo uma melhor projecção de voz, bem como a aparência exigida pelo personagem, refere a informação do Teatro Municipal.

Este projecto pretende assinalar o Dia Mundial do Artista a decorrer durante o mês de Agosto. Procura-se enriquecer a experiência dos visitantes ao levá-los a explorar diferentes espaços do Teatro Municipal Baltazar Dias sobre diferentes perspectivas e “pontos de vista” encadeados pelos artistas plásticos de diferentes nacionalidades, cujo trabalho tem sido desenvolvido na RAM. Desta forma, a relação multicultural estabelecida pela nossa localização geográfica enquanto ponto de charneira entre vários continentes, espelha uma riqueza cultural particular, desenvolvida ao longo de vários séculos de História, refere um texto alusivo.

A exposição implica a criação de uma série de obras site specific realizadas a partir de frases criadas por actores, encenadores, cenógrafos… cujo trabalho na área do Teatro partiu da Ilha da Madeira estando hoje espalhado por diferentes pontos do país e do Mundo. Os meios artísticos presentes variam entre Instalação, Vídeo-Instalação, Pintura, Desenho, Escultura e Fotografia – informa-se ao público.

“Neste contexto os artistas plásticos trabalham como agentes de reconexão e diálogo entre o binómio Homem/Teatro, através de um processo de metamorfose, criando assim, diferentes diálogos in situ com o Teatro Municipal Baltazar Dias. ‘Persona’ pretende celebrar e relembrar essa correlação e colaboração entre as Artes de Palco e as Artes Plásticas, tendo como ponto nevrálgico o Teatro”.

A exposição estará patente ao público de 9 de Agosto até 17 de Setembro.