Pedro Ramos prepara área tecnológica e científica do Novo Hospital

Foto DR.

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos deslocou-se ontem a Lisboa para conhecer no terreno a tecnologia aplicada em algumas das unidades de saúde mais desenvolvidas do país, assim como a investigação clínica, nomeadamente o Hospital da Fundação Champalimaud e o Hospital da Luz.

Acompanhado pelo o membro do  grupo para o acompanhamento técnico do projeto de execução do Novo Hospital Central da Madeira, engenheiro Dírio Ramos e pelos arquitetos responsáveis pela projeção do Novo Hospital, Pedro Ramos visitou a área de imagiologia, do bloco operatório, as salas híbridas e de robótica destas unidades, tendo contatado com especialistas sobre a evolução da tecnologia e da investigação na área da saúde, para os próximos 10 anos.

Estas visitas visam preparar e perspetivar a tecnologia de que irá ser dotado o futuro hospital da Madeira, o qual o secretário regional da Saúde pretende venha a constituir-se como uma unidade de investigação clínica, perspectivando-se acordos de cooperação com a Fundação Champalimaud na área da investigação clínica.

Neste sentido, ficaram já agendadas futuras reuniões entre os especialistas da Fundação Champalimaud, do Hospital da Luz e o Serviço de Saúde da Região. Pedro Ramos conta ainda visitar outras unidades de saúde do país.

Nas visitas realizadas hoje, o secretário regional da Saúde esperava ter-se feito acompanhar pela diretora do serviço de urgência do SESARAM, Carmo Caldeira e diretor do bloco operatório, Miguel Reis, que ficara retidos no Funchal,  pelas más condições meteorológicas que se fizeram sentir ao início da manhã, no Aeroporto da Madeira.