Albuquerque releva Leonardo “embaixador da Madeira” e Leonardo diz que a insularidade “não nos pode limitar”

Leonardo brinde A
Leonardo Jardim reuniu hoje com Miguel Albuquerque, num encontro em que esteve também presente o secretário da Educação. Com direito a brinde. Foto Rui Marote

Margarida Silva e Diana Ferraz (texto)

O madeirense Leonardo Jardim, atual treinador do Mónaco, foi hoje recebido por Miguel Albuquerque e Jorge Carvalho, na Quinta Vigia, numa audiência que antecede, no próximo sábado, dia 1 de julho, a Condecoração Honorífica da Região Autónoma da Madeira, ‘’como exemplo de excelência que foi, é e continuará a ser’’, afirma o Presidente do Governo.

O atual técnico do Mónaco foi considerado o treinador do ano e tal dado é motivo de altivez para os madeirenses e portossantenses.

Segundo Albuquerque, Leonardo Jardim ‘’constitui um exemplo que com dedicação e trabalho os madeirenses conseguem extravasar as fronteiras e se afirmar em qualquer mercado e em qualquer domínio’’. O Presidente do Executivo acresenta ainda que ‘’a Madeira tem muito orgulho no Leonardo, que é um exemplo para as novas gerações de trabalho, dedicação, competencia e profissionalismo’’.

Enquanto madeirense pelo Mundo, Miguel Albuquerque sublinha que Leonardo Jardim é um embaixador do turismo da Madeira na França ‘’pois é um dos portugueses e madeirenses mais conhecidos em França, para além do Cristiano Ronaldo e penso que é uma promoção direta da nossa Região’’

Leonardo com albuquerque 28-06-2017
A Madeira vai distinguir Leonardo Jardim a 1 de julho, Dia da Região. Foto Rui Marote

Leonardo Jardim não conseguiu esconder a satisfação que sente devido a esta disrtinção por parte do Governo Regional de enaltecê-lo e à sua equipa técnica, pois a entrega deste ‘’prémio de mérito’’ é o ‘’reconhecer de um trabalho que começou aqui na Região Autónoma da Madeira. O Governo Regional esteve na primeira fase da minha vida pois estive alguns anos destacado. Mais tarde saí da Madeira para outros mercados. ‘’

As expetativas para a próxima temporada no Mónaco passam um pouco pelas expetativas das três últimas temporadas pois ‘’para o projeto Mónaco é importante os resultados desportivos mas mais do que isso é um projeto formador, é um projeto em que todos os anos temos atletas jovens a entrar, temos alguns mais consolidados a sair e este ano não vão existir alterações, vamos vender alguns jogadores mas estamos também a adquirir outros jovens atletas, de forma a construir uma equipa competitiva, sempre com a vertente de jogar um bom futebol, com a vertente de conseguir bons resultados desportivos mas também não esquecendo a formação que faz a base deste projeto´’’.

Leonardo C Margarida
Leonardo Jardim foi campeão francês pelo Mónaco e foi o jogador do ano em França. Foto Margarida Silva

Uma das razões que leva Leonardo Jardim a querer permanecer no Mónaco é o facto da direção do clube, desde o primeiro momento tê-lo apoiado enquanto treinador.

O treinador do Mónaco lançou ainda uma mensagem para todos os treinadores madeirenses que querem seguir o seu exemplo mas também para os jovens que ambicionam seguir as mais diversas carreiras: ‘’Temos que ter objetivos e correr atrás dos sonhos. A insularidade não nos pode limitar. Quando saí da Madeira fui para o Chaves, apesar de ganhar 50% do que ganhava na Camacha, mas foi para abrir portas e hoje em dia estou satisfeito com essa ‘’aposta’’ e acho que todos os madeirenses têm de olhar para o mundo como um todo e não só para a ilha porque a competência existe em todo o lado’’.