CMF realiza amanhã quarta sessão temática sobre o Funchal, no Teatro Municipal

A Câmara Municipal do Funchal dinamiza amanhã, terça-feira, dia 27, a quarta sessão temática sobre a cidade, incluída no ciclo “Projectar o Futuro”, desta feita subordinada ao tema da Sustentabilidade e Riscos, na antecâmara do Período de Discussão Pública do Novo Plano Director Municipal do Funchal, que se realizará nos próximos meses. A sessão terá lugar no Teatro Municipal Baltazar Dias, a partir das 18 horas, e contará com a presença de Ana Barroco, especialista em Ordenamento do Território e Paisagismo, informa uma nota da edilidade.

Nesta fase, o que a autarquia liderada por Paulo Cafôfo decidiu foi antecipar este processo com um ciclo de cinco conferências, que estão a abordar temas estruturantes para a cidade, no âmbito do novo PDM, com o intuito declarado de investir no esclarecimento da população e de contribuir para uma fase de discussão pública ainda mais rica e bem preparada. As três primeiras conferências já se realizaram e abordaram a Reabilitação Urbana, a Mobilidade e o Planeamento. Segue-se, agora, a Sustentabilidade e, por fim, o Turismo, na próxima semana.

Antes de se iniciar a Discussão Pública do novo PDM, a Câmara Municipal do Funchal considerou essencial desencadear um conjunto de sessões temáticas que abrangessem vários domínios fundamentais para a cidade, incidindo directamente sobre o seu modelo de ordenamento territorial e contribuindo para qualificar um debate que se quer estruturante para projectar o futuro do Funchal. Este ciclo de conferências visa, por isso, incentivar a participação da população e possibilitar uma reflexão sustentada sobre a cidade em torno de problemáticas absolutamente actuais, bem como do impacto destes domínios sobre a qualidade de vida da população, preparando o caminho para a etapa mais objectiva e decisiva, que será a da Discussão Pública do novo PDM.

A CMF vem, por isso, lançar um repto aos funchalenses e a todos aqueles que têm uma ligação à cidade para que contribuam para esta discussão e para o conteúdo final de um documento que vai marcar o Funchal da próxima década.