Madeira e EUA revivem celebração da Independência ao sabor do Vinho Madeira

Foto Rui Marote

É novamente ao sabor do Vinho Madeira que, em 1776, serviu para assinalar a Declaração da Independência dos Estados Unidos da América, que Miguel Albuquerque e Eduardo Jesus brindarão, hoje, na embaixada de Portugal em Washington, ao que se espera que venha a ser “uma relação ainda mais próxima e profícua entre a Região e aquele país”, apurou o FN junto do Governo Regional.

Este brinde surge no âmbito de uma acção promocional do destino, organizada pela Associação de Promoção da Madeira e pela Agência de Investimento (Invest Madeira), em estreita colaboração com o IVBAM, através da qual se pretende, declaradamente, “a promoção da Madeira e do Porto Santo junto de um mercado que tem muito potencial por explorar e com o qual temos uma relação histórica que deve ser cada vez mais valorizada”, conforme sublinhou ao Funchal Noticias, o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.

A expectativa para este evento, conforme referiu o governante, “é a melhor”, já que estamos “a falar de um mercado que nos é querido, que não só tem uma ligação histórica e até afectiva à Madeira, assente no Vinho, como está, actualmente, bem mais próximo de nós, graças às ligações aéreas estabelecidas através de Lisboa e que tem demonstrado interesse não apenas na vertente turística mas, também, em áreas como a economia do mar, a energia ou mesmo a tecnologia”.

foto LR

Trata-se de um interesse que Eduardo Jesus pretende reforçar, tendo em linha de conta as oportunidades que podem derivar desta aproximação, a favor da Região, concretamente na área da captação do investimento estrangeiro. “É também por isso e para isso que estamos aqui: para divulgar as nossas potencialidades do ponto de vista turístico mas, também, para nos apresentarmos a este mercado como um território competitivo, que reúne todas as condições e todas as facilidades para acolher novos investimentos”, reforça.

A divulgação das ligações aéreas existentes, via Lisboa, “assume, também, especial relevância”, pelo que nesta acção participam a TAP e a SATA. Participam, também, agentes de viagens e operadores americanos, assim como alguns dos associados da Associação de Promoção da Madeira, a par da imprensa especializada na área do turismo e do Vinho que foi convidada a acompanhar o evento.

Nesta iniciativa não faltarão os novos vídeos do destino e aquele que foi especificamente criado para a promoção da Festa do Vinho da Madeira, bem como a degustação de vinhos e de outros produtos típicos regionais.