Exposição de fotografia de Lucília Monteiro na Quinta do Revoredo

No próximo dia 23 de Junho, sexta-feira, pelas 18 horas, inaugura-se a exposição de fotografia de Lucília Monteiro, intitulada “Ex-Votos”, na Casa da Cultura de Santa Cruz (Quinta do Revoredo).

Conforme um comunicado enviado à nossa Redacção, Lucília Monteiro nasceu em 1966 em Santa Cruz, na ilha da Madeira. Em 1988 ingressou no Curso Superior de Fotografia na Escola Superior Artística do Porto e iniciou seguidamente a sua carreira de fotojornalista. Em 2014 mestrado em fotografia e cinema documental.
De entre as experiências em conceituados jornais e revistas portugueses (O Liberal, Sábado, Expresso e Visão), destacam-se as reportagens sobre a guerra na Bósnia (1995), as minorias étnicas na China (1998), o golpe de Estado na Venezuela e a guerra em Angola (2001).
O seu trabalho fotográfico pode encontrar-se em publicações individuais – À Descoberta do Porto, com textos de Germano Silva (Editorial Notícias, 1999) e Tibete: Quase o Céu (Dividendo, 2000) bem como em colectivas, entre elas Beelden in Vervoeing (Porto Capital Europeia da Cultura, 2001), O Porto e os Seus Fotógrafos (Centro Português de Fotografia, 2001), Metáforas do Sentir Fotográfico (Centro Português de Fotografia, 2002) e Fotografia no Douro: Arqueologia e Modernidade (Centro Português de Fotografia, 2006).
Ao longo dos anos e para além do fotojornalismo, tem participado com projectos artísticos em exposições: As Sombras do Porto (Casado Infante, Porto, 1989), Os Pés (Galeria de Vila Nova de Cerveira,1999), O Mito da Caverna de Platão (Galeria Artes em Partes, Porto), Tibete (Fnac, Galeria do Clube de Jornalistas, Casa da Cultura de Santa Cruz, 1999) e Luz (Galeria das Salgadeiras, 2013).
Das participações em mostras colectivas destaca-se a mais recente na A2V A Duas Velocidades (Centro das Artes Casa das Mudas, 2013) resultante de uma residência artística e expôs, no âmbito do mestrado “Ex-voto”, na Casa das Artes no Porto.
Em 2004 é reconhecida com o Prémio Imprensa Troféu Beatriz Ferreira atribuído pela Casa de Imprensa. Actualmente, Lucília Monteiro é fotojornalista da Visão e do Expresso.