Escolas encerradas e exames adiados na zona dos incêndios

Foto LUSA

O primeiro ministro acaba de anunciar que os alunos residentes nas zonas afetadas pelos incêndios, em Leiria, terão na próxima semana os exames adiados, tendo sido decretado o encerramento das escolas, por tempo indeterminado, de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra.

António Costa, que falava no final de uma reunião de emergência, adiantou que os alunos residentes naqueles concelhos e que estão inscritos para os exames e provas nacionais da próxima semana não serão prejudicados, sendo remarcada oportunamente uma data para a realização da avaliação externa.

Foto LUSA

O Primeiro-Ministro anunciou que estão acionados meios nacionais e internacionais, em colaboração com os efetivos da proteção civil e contingentes militares, reconhecendo que há aldeias em risco.

De acordo com as últimas informações, continuam em evolução quatro frentes de fogo, duas delas muito ativas, tendo sido retificado para 61 o número de vítimas mortais e mais de 50  feridos.

Neste momento, estão no terreno 400 operacionais da segurança social nas zonas sinistradas de maneira a prestar auxílio psicossocial e no alojamento de emergência.

De acordo com as autoridades, o sinistro terá tido origem em causas naturais (trovoada seca), fenómeno ampliado pelas condições meteorológicas adversas ao combate ao fogo, como sejam as temperaturas altas, humidade nula e ventos fortes, situação que se mantém ao longo desta tarde.

Foram decretados três dias de luto nacional.