IX Regata Meo – 3ª Prova da Taça da Madeira de Cruzeiros foi ontem apresentada em Machico

 

Decorreu no final da manhã de ontem, dia 7 de Junho, a apresentação pública da IX Regata MEO – 3ª Prova da Taça da Madeira de Cruzeiros e do V Troféu Miguel Viveiros, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Machico. A apresentação decorreu na presença do edil Ricardo Franco, do director da Juventude e Desporto, David Gomes, e do Comodoro do Clube Naval do Funchal, Martim Cardoso.

A regata, organizada pelo Clube Naval do Funchal em co-organização com a Associação Regional de Vela da Madeira, acontece já no próximo sábado, dia 10 de Junho, pelas 10h30, num campo de regatas entre Santa Cruz e Machico. Conforme as condições climatéricas, a regata será feita com uma primeira bóia de rondagem em frente à Marina da Quinta do Lorde e a segunda bóia no Ilhéu Chão, junto às ilhas Desertas e regresso, num percurso de 29 milhas. Segundo Martim Cardoso, Comodoro do Clube Naval do Funchal “29 milhas, em termos de distância é como ir de Santa Cruz à Ilha do Porto Santo. Sendo assim, é uma regata de grande dimensão, que passará por zonas bonitas do concelho”. Quanto a pormenores da competição, indicou que “prevemos ter cerca de uma dezena de embarcações, sendo que a largada irá acontecer pelas 10h30, (…) além da competição, pretendemos dar mais visibilidade desta modalidade, no sentido de captarmos novos atletas.”

A autarquia de Machico é parceira deste evento e Ricardo Franco considerou que esta regata vem cimentar a sua posição em termos das actividades náuticas de Machico e da Madeira.

A organização desta grande regata, também só tem vindo a ser possível graças ao trabalho em conjunto com a Associação Regional de Vela da Madeira, bem como, com o apoio desde há 9 anos da marca MEO e da marca Miguel Viveiros.

Paralelamente e como forma de envolver os mais jovens neste evento, decorrerá, então, a partir das 14h00 o V Troféu Miguel Viveiros, que este ano para além de apoiar a tradicional competição de jovens velejadores de windsurf, irá incluir uma competição de Stand Up Paddle Board.

Segundo David Gomes, director da Juventude e Desporto, “este é um evento que contribui para o desenvolvimento do desporto regional. É uma prova, que potência a excelência e qualidade de mar e que fomenta a promoção do bonito recorte da baía de Machico. Por outro lado, reflecte bem o espírito de marinheiro dos conterrâneos madeirenses”.

A Regata das Desertas, como é mais conhecida entre os amantes da vela é a competição desportiva mais antiga que o Clube Naval do Funchal (CNF) organiza. Segundo Jorge Se

As competições terminam com a cerimónia de entrega de prémios que contará com a presença de várias entidades, e acontecerá pelas 17h30 no Porto de Recreio de Machico, seguido de um convívio e sorteio de brindes de ambas as marcas patrocinadoras.