Festa do Desporto Escolar subordinada ao tema ‘Os Sonhos de Zarco’

Rui Marote

Decorreu esta manhã na placa central da Avenida Zarco a apresentação da Festa do Desporto Escolar, que decorrerá de de 23 a 26 de Maio, no Estádio da Madeira.A estátua do descobridor foi o cenário ideal considerado pelo Governo Regional para a apresentação desta iniciativa lúdico-desportiva.
A cerimónia de abertura deste ano, subordinada ao tema ‘Os Sonhos de Zarco’, apresentará, sublinharam os responsáveis, momentos de beleza e movimento, onde a cor e a alegria serão notas dominantes, interpretadas por 1900 figurantes, dos vários níveis de ensino, representando 38 modalidades. O objectivo é trazer Zarco ao convívio 600 anos depois e descobrir que outros mares e oceanos se nos apresentam como desafios, convidando a continuar a sonhar para outros patamares de conquistas.


O secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, presidiu a esta apresentação. O desporto escolar, na sua oferta diversificada de educar, fora do contexto de sala de aula, permite a cada participante a descoberta dos seus próprios talentos, foi salientado na ocasião.

A Festa do Desporto Escolar deverá assumir-se como um espectáculo de cariz inclusivo, envolvendo um total de 7500 participantes. Das actividades motoras adaptadas, estão inscritos 578 alunos de 18 instituições.