Diogo Nóbrega e Mariana Vargem venceram Triatlo do Porto Moniz; Francisco Luís e Susana Lourenço venceram Aquabike

 

Francisco Luís

O Porto Moniz acolheu no passado fim-de-semana a 1ª Jornada dupla da época com a realização do “XIV Triatlo do Porto Moniz / VII Duatlo Jovem do Porto Moniz / VI Aquabike Vila do Porto Moniz 2017″, pontuável para o “Circuito Regional de Triatlo – Powerade 2017”, tendo uma vez mais na organização a ARTM (Associação Regional de Triatlo da Madeira).

Na competição principal de sábado (Triatlo), foi dada mais uma mostra de superioridade por parte de Diogo Nóbrega (ACD Jardim da Serra) ao dominar a prova de início a fim, ganhando paulatinamente tempo para a concorrência, tempo esse que no final veio a ser de quase 2min sobre Francisco Luís e Gonçalo Luís (Ludens de Machico / Máxima Dinâmica), 2º e 3º respectivamente, refere uma nota de imprensa.

No sector feminino, Mariana Vargem (Ludens de Machico / Máxima Dinâmica) fez o que tanto nos tem habituado no panorama regional, dominando a prova desde os primeiros metros de natação, deixando na 2ª posição Joana Sousa (CD Aquático / Venda do Sócio) e em 3º, Susana Lourenço (ACD Jardim da Serra), que compensou como em provas anteriores um modesto segmento de natação com os dois últimos de muito melhor nível.

Para os mais jovens, os Juvenis ainda competiam na vertente de triatlo, com uma prova de distância Super-Sprint a eles destinada, enquanto que os restantes escalões tinham como vertente o Duatlo, numa prova idêntica à edição anterior, percorrendo as diversas estradas no centro da vila.

Em Juvenis, Francisco Belo (ACD Jardim da Serra) e Gabriela Silva (CF Andorinha) foram os mais rápidos, em Iniciados, a dupla do ACD Jardim da Serra, Gonçalo Santos e Bruna Belo teve claramente acima da concorrência, alcançando confortavelmente a vitória , em Infantis, João Pedro Neves (CF Andorinha) e Mariana Góis (CD Aquático / Venda do Sócio), e em Benjamins, Óscar Góis (GD Corticeiras) foi o grande vencedor.

Juntamente com os Juvenis, o triatleta José Manuel Mendonça (Ludens Machico / Máxima Dinâmica), portador de deficiência (Paratriatlo) realizou com sucesso a sua prova, mostrando estar confortável nas distâncias Super-Sprint.

Nos Clubes, o Ludens de Machico / Máxima Dinâmica venceu no sector masculino e o GD Corticeiras no feminino, enquanto que nos clubes Clubes Jovens, o AD Galomar triunfou em masculinos e o CF Andorinha em femininos.

Domingo realizou-se nova competição, desta feita o Aquabike Vila do Porto Moniz, em que os triatletas tiveram pela frente uma prova de distância Super-Sprint, composta por um segmento de natação de 375m seguido de um segmento de ciclismo composto por uma única subida de de 4.5kms até à Santa em que testou uma vez mais a capacidade física de todos os presentes.

Após boas indicações no dia anterior ao ser 2º, e beneficiando da ausência de Diogo Nóbrega, Francisco Luís (Ludens de Machico / Máxima Dinâmica) veio a alcançar a vitória no sector masculino, deixando em 2º o seu irmão e colega de equipa, Gonçalo Luís, e em 3º Pedro Sousa (CF Andorinha).

Nas mulheres, vitória para Susana Lourenço (ACD Jardim da Serra) veio a ser a grande vencedora da prova, deixando em 2º lugar Rosa Martins (CD Escola de Santana) e em 3º Sandra Teixeira (GD Corticeiras).
Coletivamente, uma vez mais o Ludens de Machico/ Máxima Dinâmica venceu no sector masculino e o GD Corticeiras no feminino.

A ARTM como entidade organizadora, agradece o apoio de várias entidades Publicas, em especial à Câmara Municipal do Porto Moniz, AMDpt, SER – DRJD e FTP . A organização contou igualmente com o apoio da Auto Zapecar; Europcar, Coca-Cola European Partners, MZBike, Clínica Dentária do Fórum Machico, Fisiomadeira e Socorro Madeira.