Golden Gate: Ferreira de Castro foi a banhos

 

Rui Marote

O Golden está na recta final para a inauguração. O Estepilha aproveitou a escapadinha de Miguel Albuquerque durante a visita aos eventos da Festa da Flor na placa central, para espreitar, com o presidente, as obras de remodelação no interior do café.
Ora, fomos bombardeados pelo staff do Café relativamente à noticia de que a efígie de Ferreira de Castro tinha sido retirada. Afinal, garantem-nos, a representação do escritor e jornalista tinha sido retirada “apenas para limpar”.
Com shampoo e amaciador, o retrato de bronze foi a “banhos”e voltará ao mesmo local. Ainda bem, já que o Estepilha tem presenciado que as estátuas na Madeira muitas vezes “andam” de um lado para o outro, o que não vai acontecer desta vez.
Pardon monsieurm isto não passou de uma tempestade num copo de água.
Para quem não tinha a certeza se o bronze que ali estava era o Ferreira de Castro, chegou a conclusão de que com um banho o escritor fica parecido. O nosso Max, na canção do “magala” bem dizia: o meu filho vai para a guerra mas vai limpo… Se a moda pega, o Gonçalves Zarco num dias destes desce do pedestal e vai ao calhau do Forte de Santiago a banhos. E a representação de Karl Bryulov? O edil Cafôfo já fez chegar a efígie do pintor ao Golden Gate?