Livro sobre o psiquiatra Saturnino Silva lançado sábado no Funchal

No próximo sábado, às 17:00, no Salão Embaixador – Dorisol Buganvília Hotel será lançado o livro do psiquiatra madeirense Saturnino Silva.

“Tempos do meu tempo” é editado pela Sana Editora em parceria com a Arteleia, da biógrafa Sónia Silva Franco, que esteve na coordenação dos textos.

O prefácio do livro é do representante da República, Ireneu Cabral Barreto, amigo pessoal do médico.

Trata-se de um livro que retrata não só a história de vida de um dos médicos que chegou a ser o especialista de Psiquiatria mais jovem do país, como também é um testemunho direto sobre a evolução da Psiquiatria na Região Autónoma da Madeira desde finais da década de 60 do século passado.

Pioneiro na desinstitucionalização dos doentes e na luta contra a doença alcoólica e outras dependências, Saturnino Silva leva-nos aos tempos quase medievais da assistência psiquiátrica na Região, descrevendo os avanços e o quebrar de tabus em torno da Saúde Mental. Um olhar sobre o passado que nos conduz à realidade atual de uma das áreas mais fascinantes da Medicina.

O livro estará à venda nas livrarias nacionais e regionais e através dos sítios na internet especializados na área da literatura.