Madeira volta a apoiar sul africanos na festa da flor do Free State

A Madeira volta este ano a estar presente na Festa da Flor do Free State, na África do Sul, evento que terá lugar em novembro.

Uma comitiva de técnicos do Governo Regional desloca-se no final do ano a esta província sul africana, no sentido de apoiar as autoridades locais na organização da segunda edição daquele festival inspirado na Festa da Flor da Madeira, tal como aconteceu no ano transato.

O anúncio foi feito pelo presidente do Governo Regional, que se manifesta satisfeito com os resultados desta cooperação. “Na primeira edição, em 2016, tivemos milhares de pessoas envolvidas no desfile, lusodescendentes, bóeres, africanos, não houve descriminação. Toda a gente participou no evento, o que é muito importante do ponto de vista da integração e também para a afirmação da Madeira. Não esqueçamos que temos trezentos mil lusodescendentes naquele país.”

Miguel Albuquerque avançou ao FN que a edição deste ano na cidade de Parys vai ser maior com o apoio da Madeira, estando já garantidos patrocínios de empresários sul africanos e lusodescendentes na montagem dos carros alegóricos.

A primeira edição do ‘Free State Madeira Flower Festival’ teve a duração de dois dias e contou com a experiência de João Egídio, nome ligado ao cartaz turístico regional há mais de três décadas, sobretudo na organização e coordenação do cortejo alegórico e dos seus 500 participantes.

Miguel Albuquerque e Ace Magashule, na Festa da Flor da Madeira, em 2016.

A iniciativa partiu do Premier do Free State, uma das nove províncias da África do Sul, na sequência de uma visita que fez em abril do ano passado à Madeira, onde ficou impressionado com a festa da flor realizada no Funchal.