Workshop sobre “Parentalidade Consciente” na Francisco Franco

“Parentalidade Consciente” é o tema de um workshop que a Dra. Iolanda Lopes profere no próximo dia 3 de maio, a partir das 19:00 horas, na Sala de Sessões da Escola Secundária de Francisco Franco, numa organização dos projetos Gerar Percursos de Sucesso, Laboratório de Intervenção Social, Clube Europeu e Banco de Afetos da escola.

Integrado no âmbito da XXIII Semana dos Clubes, Núcleos e Projetos, que decorre entre 2 e 6 de maio naquele estabelecimento escolar, o workshop vai não só abordar formas de pais e educadores se relacionarem com os seus filhos e vice-versa, como também procurar compreender as relações que ocorrem no seio familiar e as expectativas criadas na educação de uma criança.

Num tempo em que as relações parentais são o cerne das preocupações familiares, até porque a criança ganhou o lugar de destaque, na orientação da afetividade de todos os elementos da família, a parentalidade consciente ganha redobrada importância.

Um projeto de “Família”, nos dias de hoje, começa com amor e termina com a falta dele. Os casais são confrontados com responsabilidades acrescidas, procurando a felicidade numa articulação entre a afetividade, a realização pessoal e a criação de um projeto familiar. As famílias enfrentam diariamente, um conjunto de situações que exigem uma negociação constante, em vários campos, no amor, no sexo, no número de filhos pretendidos, na gestão do casamento, na partilha dos deveres domésticos, no trabalho, nas opções políticas, na gestão das poupanças, na projeção das profissões, no combate às desigualdades dentro do lar e no cumprimento dos seus papéis parentais.

Iolanda Lopes é formada em Parentalidade Consciente e Parentalidade Positiva, Coaching e Practioner PNL.