Associação de Bombeiros do Porto Santo não entrega documentação e põe em risco apoios da Câmara para 2017

Porto Santo-011
A Câmara do Porto Santo quer que a Associação de Bombeiros envie documentos em falta para renovar protocolo de apoio para 2017.

A Câmara Municipal do Porto Santo Santo já alertou a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Porto Santo para a circunstância de estarem em falta alguns documentos considerados essenciais, do ponto de vista legal, para a renovação do protocolo que a autarquia celebra com aquela associação e que, em 2016, envolveu cem mil euros.

Num ofício enviado ao presidente da AHBPS, Gregório Pestana, o presidente da Câmara, Menezes de Oliveira, lembra que, ao contrário da associação, a autarquia “cumpriu escrupulosamente o acordo”, mas em contrapartida aquela entidade está obrigada a apresentar “o plano de atividade, o relatório de contas justificativo da utilização das verbas atribuídas e objetivos alcançados, até 12 de dezembro do ano a que se reporta o protocolo e a relação dos corpos sociais em exercício”.

Neste contexto, diz a Câmara que só recebeu o plano de atividades para 2017, mas como o apoio resultante de futuros protocolos depende do grau de concretização, a autarquia vê vedada a possibilidade de novo protocolo enquanto não for entregue a documentação em falta, relativa a 2016″.

Menezes de Oliveira reafirma a disponibilidade de apoiar aquela associação “com tamanha importância para o concelho”, mas também refere que não pode descurar as suas “obrigações legais”.