Automobilismo atrai de novo público ao Porto Santo

Principia este  fim de semana mais uma época automobilística no Porto Santo, movimentando o Kartódromo/ Autódromo do Porto Santo, que albergará a 1ª prova  do “Champion Porto Santo-2017”, troféu que engloba quatro eventos até ao final deste ano.

A organização de  evento é mais uma vez dividida  entre o Clube  Desportivo Portosantense e o Clube Desportivo Nacional, que é quem tem o alvará como organizador, e vai ter nesta edição 16 pilotos à partida, sendo que em relação à última prova de 2016, há algumas ausências. Porém, regista-se também a entrada de quatro novas equipas,  uma das quais  viaja do Funchal e composta pelos irmãos Fernandes, Bruno e Tomásia, que tripularão um Toyota Yaris 1.3, sendo mais uma equipa mista a juntar às duas já existentes no Porto Santo. No Porto Santo vão estrear-se também um Peugeot 306, um Toyota Starlet e um Citroën Saxo, para além de outras viaturas que mudam de piloto.

Esta prova, designada de “Champion Porto Santo Coral 2017”, será disputada este fim de semana, tendo como palco a pista do Kartódromo, com dois carros simultaneamente em pista. Será uma novidade o facto do percurso de cada manga ter sido aumentado para três voltas ao traçado, num total de 3 mil metros, disputados em sentido contrário ao da época passada.

O horário da prova aponta para verificações documentais e técnicas, a partir das 13h00, depois uma volta de apresentação (18h00) seguida da volta de reconhecimento (19h00). Seguem-se as  quatro PEC’s, duas no sábado, a partir das 20h30, e as restantes no domingo às 14h00 e 15h30. Para a classificação final contam os três melhores resultados de cada dupla. A prova terminará no domingo, cerca das 16h30 horas, com a cerimónia de entrega dos prémios a todos os participantes, no pódio.

Esta competição insere-se num programa de actividades desenvolvidas fora da época de maior afluência de visitantes no Porto Santo, e tenta deste modo contribuir para a dinamização da  economia local, prevendo-se a presença de muito público, uma vez que este género de competição suscita sempre muito entusiasmo entre os aficionados dos automóveis, dada a presença de duas viaturas em simultâneo na pista, tal como na “Corrida dos Campeões”.