Promoção da Madeira lança nova marca de turismo activo

A Associação de Promoção da Madeira (AP Madeira) está apostada no lançamento de um novo conceito de comunicação de turismo activo, em concordância com as linhas orientadoras que têm sido indicadas para a promoção do Turismo na Madeira, nomeadamente a comunicação de um destino activo, para todo o ano (Madeira All Year) e baseado em três eixos, nomeadamente Natureza, Mar e Lifestyle.

Segundo uma informação à comunicação social, aproveitando a crescente relevância que o turismo activo tem vindo a assumir e, em particular, as provas de Trail Running, com cada vez maior destaque a nível internacional, a AP Madeira entendeu ser importante a criação de uma marca que comunique o potencial do destino no seu eixo natureza.

“Os eventos associados ao Trail têm um potencial enorme para comunicar a Madeira como destino de turismo activo. Seja na vertente da prática/treino desta modalidade, no aproveitamento das imagens fabulosas que a mesma permite e ainda na demonstração do potencial que o destino tem para a prática de outras actividades ao ar livre. Desta forma, pretende-se que este projecto tenha também esta abrangência, apontando caminhos para a exploração destes percursos de beleza ímpar”, refere o comunicado.

Os principais objetivos definidos para a marca agora criada são os seguintes:  comunicar a Madeira como um destino rejuvenescido, direccionado para o turismo activo e capaz de atrair fluxos turísticos em qualquer altura do ano; passar uma imagem do potencial que existe na Madeira para os amantes desta modalidade, ajudando a aumentar a notoriedade do destino; e atrair cada vez mais atletas e acompanhantes a estes eventos desportivos e ao destino Madeira.

Daí o lançamento do novo conceito de comunicação de turismo activo, com ênfase no trail running e nas paisagens da ilha, que conciliam oceano e montanha criando “vistas de cortar a respiração”.

“Esta marca irá igualmente assumir um posicionamento “umbrella”, visto que promove um conjunto de eventos associados ao Trail. Numa primeira fase, a marca MOT apenas inclui as três provas de Trail regionais que estão inseridas em circuitos internacionais: MIUT; Eco Trail e UltraSky Marathon. No entanto, pretende-se alargar este conceito a um conjunto de outros eventos e modalidades que promovam o turismo activo na Madeira e Porto Santo”, informa-se.

Neste primeiro ano, a AP Madeira encontra-se a apoiar a divulgação da marca Madeira Ocean Trails e dos três eventos inseridos na mesma, através da vinda de medias nacionais e internacionais à Madeira, para a cobertura destes eventos; de inserções em meios especializados; da participação em acções promocionais no exterior; e de uma parceria técnica acordada com o atleta de Trail Running regional Luís Fernandes.

O desenvolvimento criativo da marca esteve a cargo da agência BAR.