Governo Regional oferece 70 toneladas de material para as Selvagens

 

Rui Marote

O navio hidrográfico da Marinha Portuguesa NRP Almirante Gago Coutinho procedeu esta manhã, no cais norte da Pontinha, ao carregamento de 70 toneladas de materiais de construção civil.


O destino é a Selvagem Grande, onde decorre a terceira fase de concretização do projecto que contempla a expansão e melhoria das infraestruturas já existentes nas Ilhas Selvagens, infraestruturas essas pertencentes ao Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, assim como a criação de melhores condições para o exercício da autoridade do Estado naquele território.

O Comandante da Zona Marítima da Madeira, capitão-de-mar-e-guerra Nuno Sousa Pereira, assistiu ao carregamento, que foi efectuado sob a batuta do patrão-mor. Estes materiais, cimento, brita e blocos, são agora transportados numa das operações de reabastecimento às obras que foram oferecidas pelo Governo Regional.

A saída está prevista para o final da tarde de domingo, com chegada às Selvagens na segunda-feira. É nesse dia que se processará o descarregamento, uma operação muito dura, uma vez que estes materiais serão descarregados para as lanchas zebra e na rampa de varagem têm de ser transportados às costas para lugar seguro das intempéries.


Um segundo carregamento de igual tonelagem, que se prevê que seja o último, iniciar-se-á de de imediato à chegada do navio Almirante Gago Coutinho ao Funchal, aproveitando as condições favoráveis marítimas para este tipo de descarga.
As obras que estão a ser efectuadas estão a cargo dos Faroleiros na Região, experientes em obras de construção civil.


A conclusão destas instalações esta prevista para finais de Junho, princípios de Julho.
O navio Almirante Gago Coutinho permanecerá na Região ate finais de Julho, em missões nos mares da Madeira com cientistas.