Surge auto-intitulado movimento “Força de Estudantes da Madeira”

Um auto-denominado “movimento de estudantes madeirenses e porto-santenses, com o intuito de dar voz aos estudantes da região” e designado ‘Força de Estudantes da Madeira’ enviou um comunicado ao nosso jornal considerando que “o movimento estudantil em Portugal já não é o mesmo do das décadas de 70, 80, 90”. Estes, considera-se na nota dew imprensa, “foram anos de grandes batalhas, nas quais conseguimos algumas conquistas, tais como, a legalização das AE e a celebração do Dia Nacional do Estudante. Falta-nos um movimento como antigamente. Uma organização protestativa e revolucionária!”, reclamam estes jovens, que afirmam querer com este movimento, “ter impacto nos nossos jovens para juntos lutarmos pelos nossos direitos, quer seja no ensino básico ou secundário, quer seja no ensino superior”.
“Ensino gratuito e de qualidade em todos os seus graus é uma das bandeiras que os diversos movimentos estudantis defenderam nas décadas de 70, 80 e 90 e o nosso movimento não será excepção”, prometem. “Lutaremos sempre, para que todos, independentemente da sua classe social, crença, cultura (…) sejam tratados por igual sem preconceitos”, referem, acrescentando que outra das suas bandeiras é “maior democracia no espaço escolar”. Do ponto de vista deste movimento, o espaço escolar ainda é pouco democrático, pois é dado pouco poder de decisão aos jovens estudantes, criticam.
“Somos a favor de um novo modelo de ensino! É lamentável o mundo ao nosso redor estar a se desenvolver e o método de ensino não. O método de ensino actual é o mesmo método de aprendizagem que foi da geração dos nossos pais. É necessário desenvolvermos métodos alternativos, sendo eles mais cativos e práticos, para os estudantes”, referem.
Somos contra tudo o que oprime o estudante e lutaremos sempre para o defender, refere Diogo Henriques, que se intitula um dos fundadores do movimento.

Este movimento vai levar a cabo em breve acções de contactos com os jovens estudantes, acções de propaganda e realização de debates.
Na página de facebook do movimento (https://www.facebook.com/ForcaEstudantesMadeira) diz-se que a Força de Estudantes da Madeira associar-se-á no próximo dia 1 de Maio às comemorações do Dia Internacional do Trabalhador.
“Participaremos na marcha organizada pela USAM – União dos Sindicatos da Madeira que terá início pelas 18h00, junto à Assembleia Legislativa da Madeira. Apelamos a todos os estudantes que se concentrem pelas 17:15 junto à Estátua Gonçalves Zarco  (perto do Banco de Portugal) para nos organizarmos ordenadamente para a manifestação”.