Hospital dos Pequeninos procura tirar das crianças o medo de ir ao médico

Os secretários regionais da Saúde e da Educação, Pedro Ramos e Jorge Carvalho, participam amanhã, dia 11, pelas 15 horas, no Museu da Imprensa, em Câmara de Lobos, na apresentação oficial do Hospital dos Pequeninos da Madeira, uma iniciativa da Associação Juvenil de Medicina da Madeira.

O Hospital dos Pequeninos é, segundo a informação que nos foi enviada, um projecto pioneiro na RAM cuja missão principal é a desmistificação da bata branca perante as crianças. Trata-se de uma iniciativa da AJEMed Madeira: Associação Juvenil de Medicina da Madeira, com o apoio da Secretaria Regional da Saúde, do Serviço de Saúde da RAM, da Secretaria Regional da Educação e da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

“O Hospital dos Pequeninos, à semelhança do que já é feito noutras zonas do país, consiste num projecto infantil para ajudar as crianças em idade escolar a perder o medo da visita ao médico. As crianças, enquanto cuidadoras, serão convidadas a levar os seus brinquedos preferidos (doentes) ao espaço recriado para o efeito, isto é uma estrutura semelhante à de um hospital real”, refere a informação oficial.

“Para os jovens estudantes de medicina e de outras áreas da saúde, voluntários inscritos, este será um projecto aliciante, uma vez que irá contribuir para aquisição de novas competências, enriquecendo a sua formação socioprofissional. Durante estes dias, terão que assumir o papel de médicos, de enfermeiros, de farmacêuticos, de técnicos de saúde, entre outros”, prossegue a nota.

O Hospital dos Pequeninos é destinado a todas as crianças da Região, mediante inscrição prévia, com idades compreendidas entre os 3 e os 8 anos. Realizar-se-á nos dias 17, 18, 19, 20 e 21 de Julho de 2017.