Técnica não invasiva de imagem cardíaca IVUS promovida no Hospital Dr. Nélio Mendonça

Segundo uma informação do SESARAM, a Unidade de Hemodinâmica e Cardiologia de Intervenção do Serviço de Cardiologia do Serviço de Saúde da RAM, acolheu hoje uma edição da iniciativa nacional ‘Day at the Cath Lab (D@CL)’, promovida pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC).

A sessão teórica-prática realizou-se no laboratório de Hemodinâmica e Cardiologia de Intervenção do Hospital Dr. Nélio Mendonça e teve como foco a técnica não invasiva de imagem cardíaca IVUS, com especial ênfase no tratamento do tronco comum da coronária esquerda.

Nesta iniciativa participaram seis médicos cardiologistas especialistas na área da intervenção coronária de diferentes hospitais do país, nomeadamente do Hospital de Santo António do Porto, do Hospital de Braga, do Hospital de Évora, e os especialistas do Hospital Dr: Nélio Mendonça.

Os D@CL pretendem fomentar a partilha de conhecimentos e experiência sobre temas específicos da cardiologia de intervenção, num ambiente informal de normal funcionamento dos laboratórios de hemodinâmica, num conceito tipo hands-on, refere o SESARAM.

O inicio dos trabalhos contou com a presença do secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, da presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Tomásia Alves, da directora clínica, Regina Rodrigues, e enfermeira directora, Dalila Freitas.