Museu da Baleia recebe 92 mil euros para projecto de investigação

O Museu da Baleia da Madeira, no Caniçal, anuncia que viu o seu projecto ser aprovado no âmbito do MARCET, co-financiado pelo Programa de Cooperação INTERREG V A Espanha-Portugal MAC (Madeira–Açores-Canárias) 2014-2020.

Na prática, isso quer dizer que aquele museu, dependente da Câmara Municipal de Machico, vai receber uma verba para este projecto específico na ordem dos 92 mil euros, para dar continuidade ao trabalho que tem sido feito naquele centro de investigação, que tem recebido muita atenção por parte da autarquia presidida por Ricardo Franco, asseguram os responsáveis pela instituição.

Desta forma, o Museu da Baleia da Madeira estará envolvido em actividades especificas do referido projecto MARCET, como harmonizar boas práticas na vigilância sanitária (estado de saúde e epidemias) das populações de cetáceos, através da coordenação das boas práticas e procedimentos das redes de arrojamentos dos arquipélagos macaronésios, bem como capacitação dos recursos humanos envolvidos. “Mas não é só”, refere uma nota do Museu. “Também vai ser realizada uma experiência piloto de monitorização de populações in vivo através da colocação de transmissores de satélite em Baleias de Bryde, para compreender o seu comportamento geral (migrações e movimentos) e relacionar com parâmetros oceanográficos”, salientam.

O objectivo geral deste projecto é transferir ciência e tecnologia de vanguarda na vigilância sanitária dos cetáceos e oceanografia operacional, para harmonizar conhecimentos, infraestruturas e boas práticas, e demonstrar, com produtos inovadores, o desenvolvimento sustentável da actividade empresarial associada.