Saiba como aproveitar ao máximo a folia do Carnaval

carnaval_madeira2015_013São oito as trupes que irão desfilar este ano, na marginal do Funchal, no cortejo de sábado à noite, a 25 de fevereiro. A época de Carnaval prolonga-se por duas semanas e vai celebrar também as manifestações mais genuínas do Entrudo madeirense, como a Festa dos Compadres, em Santana, e o Cortejo Trapalhão com os seus “mascarados”.

“Carnaval – Reino da Fantasia” é o tema aglutinador escolhido pelo Turismo da Madeira para a edição 2017 do cortejo noturno, a partir do qual os grupos tiveram de orientar os seus projetos. Serão cerca de mil figurantes e quase uma dezena de carros alegóricos que irão desfilar no Funchal.

A menos de duas semanas da data do espetáculo, os preparativos para um dos maiores eventos de animação do ano decorrem já a velocidade de cruzeiro, com as trupes participantes a ultimar trajes, adereços, músicas e coreografias, em ensaios quase diários, conforme o FN tem dado conta.

Elementos centrais neste corso carnavalesco, que irá percorrer a marginal da cidade entre a rotunda do porto do Funchal e a Praça da Autonomia, são os carros alegóricos.

Clique na foto para aceder ao álbum no facebook

 

Como já vem sendo hábito, o carro alegórico de abertura, representando a “Fantasia Tropical”, tem assinatura do já conhecido João Egídio, figura incontornável da promoção e animação turísticas.

O cortejo, que está a ser preparado com o apoio do Governo Regional, contará com a participação de largas centenas de dançarinos, figurantes e foliões e terá o seguinte alinhamento, de acordo com informação divulgada pela Direção de Serviços de Eventos Turísticos:

1- “Vamos sonhar o sonho de um sonhador” – Associação de Animação Geringonça;

2- “A Terra abriu um Sorriso” – Associação Fura Samba;

3- “Uma Realidade Fantástica” – Escola de Samba Os Cariocas;

4- “Universo dos Reinos” – Turma do Funil;

5- “Stardust” – Associação ANIMAD;

6- “História com Histórias” – Associação Cultural Império da Ilha;

7- “Fantasias de Carnaval” – Escola de Samba Caneca Furada;

8- “Sonho, Amor e Fantasia” – Associação de Animação Tramas e Enredos.

Trapalhão1

Depois deste evento, segue-se o tão aguardado Cortejo Trapalhão, na terça-feira de Carnaval, a 28 de fevereiro, onde a expressão popular dá corpo à sátira social e política, levando locais e turistas à participação espontânea.

A espetacularidade do corso camaralobense tem atraído madeirenses e turistas.

Um pouco por toda a ilha, acontecem eventos carnavalescos, sendo de destacar o cortejo de Câmara de Lobos, a 27 de janeiro, e a tradicional Festa dos Compadres, em Santana. Acontecimento que abre oficialmente as celebrações na Madeira, já na próxima quinta-feira.

compadres santana

A Festa dos Compadres constitui uma tradição com mais de 50 anos celebrada com grande entusiasmo no município de Santana.

compadres

É um evento conhecido pela originalidade, marcado pelas suas divertidas figuras gigantes que desfilam humor, cor e alegria pelas ruas desta pitoresca cidade localizada no norte da ilha da Madeira, sendo ponto alto da festa os julgamentos de “compadres” e “comadres”, num contexto de crítica social aos acontecimentos do ano.

Muita animação na baixa do Funchal

No Funchal, a animação de rua vai ter início na quarta-feira, 22 de fevereiro. As discotecas e bares da ilha costumam aderir a festas temáticas como a “Noite dos Hippies” ou a “Noite dos Travestis”.

Na sexta-feira que antecede o dia de Carnaval, decorre o Carnaval das crianças, um desfile com cerca de mil pequenos foliões de escolas e creches do Funchal durante a manhã, e à tarde decorre o Carnaval solidário com centenas de foliões da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal a desfilar entre a Avenida Arriaga e o Jardim Municipal.

Na gastronomia madeirense, o Carnaval é também o tempo das malassadas com mel de cana.