“Café-Europa” na Francisco Franco debate amanhã política e segurança da União Europeia

europaA Política Externa e de Segurança da União é o tema central do debate a realizar amanhã, dia 10 fevereiro.

Assumindo um formato diferente do habitual, a Escola Secundária de Francisco Franco e o seu Clube Europeu trazem à discussão um tema da maior relevância para a posição da Europa na cena mundial. A ação recria um espaço-café, onde num ambiente informal, se trocam impressões e se debatem ideias.

No final as conclusões sobre temáticas da Política Europeia de interesse para a vida dos Cidadãos são apresentadas pelo porta-voz dos participantes de cada uma das mesas.

O “Café-Europa” de amanhã ocorrerá no Sótão da Biblioteca da ESFF, pelas 10:00 horas, sendo dinamizado por Isabel Freitas Valente, da Universidade de Coimbra, Professora e Investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, dessa Universidade.

O debate intitula-se “Estratégia Global para a Política Externa e de Segurança da EU: conteúdos e desafios.”

A Política Externa e de Segurança, instituída em 1993, sofreu diversas evoluções através dos Tratados, tendo apenas o Tratado de Lisboa – o qual conferiu personalidade jurídica à União – corporizado institucionalmente o seu Serviço Externo.

A União Europeia desempenha papel fundamental na esfera Mundial, quer no aspeto económico, quer como principal doador de financiamento ao desenvolvimento e cooperação.

Os acontecimentos recentes levaram à redefinição da estratégia em relação às questões de segurança e de defesa, pretendendo-se a resposta rápida aos conflitos e crises externas, a incrementação da capacidade de cooperação com os parceiros, e a proteção da Europa e dos seus Cidadãos.

O último Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros adotou posições conjuntas sobre diversas matérias, incluindo a situação política na Líbia, tendo Portugal confirmado a reabertura da sua Embaixada nesse País. Qual o papel de Portugal na nova estratégia da Política Externa Europeia?