Balcão já atendeu mil investidores no Funchal

balcaoO Programa de Revitalização do Comércio e Serviços do Funchal (2015-2017) conta com cerca de ano e meio de implementação e aquilo que era uma estratégia ambiciosa no papel, já tem hoje concretizadas, ou em fase de implementação, dois terços das 70 medidas orientadoras, com resultados que estão à vista.

Segundo uma nota de imprensa hoje divulgada, uma das mais emblemáticas é, sem dúvida, o Balcão do Investidor, criado em agosto de 2015 para funcionar como um espaço complementar aos atuais serviços municipais, com o intuito de prestar aos potenciais investidores no concelho todo o tipo de informações que estes necessitem.

Neste espaço, o investidor passou a encontrar um atendimento personalizado e especializado nas áreas de comércio, serviços e reabilitação urbana, sendo-lhe fornecida informação sobre os benefícios fiscais, apoios e incentivos financeiros, procedimentos de legalização, requerimentos e licenciamentos, ou seja, a informação fundamental para a concretização de um investimento.

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, lembra que “a revitalização da economia local tinha de estar no centro de uma agenda para o Funchal. A cidade tem nas fundações da sua economia o comércio e o turismo, pelo que se impunha, de uma vez por todas, definir uma estratégia e aplicar um programa, não se ficando pela teoria. O alcance das medidas postas em prática nos últimos dois anos deu ao Funchal ferramentas que a cidade nunca teve.”

Para Paulo Cafôfo, “incentivar o investimento era o outro vetor essencial de uma estratégia que tinha de ser integrada e, neste domínio, os resultados do Balcão do Investidor têm sido incontornáveis. Este passou a ser um posto avançado e crucial na revitalização da nossa economia local e, entre agosto de 2015 e dezembro de 2016, foram 1000 atendimentos a potenciais investidores, que recorreram aos serviços e ao encaminhamento do Balcão, em busca de incentivos e apoios, da agilização e dos «licenciamentos chave na mão», de mais informação e orientação. A centralização deste tipo de serviços municipais tem respondido plenamente às nossas expetativas.”

Refira-se, de resto, que o Funchal foi considerado um dos melhores municípios do país para investir pelo Portugal City Brand Ranking 2016, sendo das cidades que mais subiu neste indicador nos últimos dois anos, passando do 29º para o 13º lugar a nível nacional.

O Município criou, igualmente, no passado mês de julho, um Guia do Investidor disponível a todos quantos estejam interessados, quer por via online, no site da autarquia, quer no Balcão do Investidor, em mais uma medida do Programa de Revitalização do Comércio e Serviços do Funchal. Em apenas seis meses, o Guia do Investidor já foi consultado por 5300 pessoas, assegurando um papel extremamente relevante neste domínio e nos canais do Município.