Empossados os órgaos sociais da Associação de Taekwondo da Madeira

mestre-mario-rodrigues
Mário Rodrigues, 4º Dan e árbitro nacional de Taekwondo, é o presidente da Associação de Taekwondo da Madeira.

No passado fim de semana, realizou-se a tomada de posse dos novos órgãos sociais eleitos da Associação de Taekwondo da Madeira (ATKDM) na sede da mesma, respeitando assim os resultados obtidos nas eleições do mês de Dezembro de 2016, tendo a ‘Lista A’, encabeçada pelo presidente Mário Rodrigues, sido eleita por unanimidade para o Ciclo Olímpico 2017/2020.
No mandato anterior foram conseguidas várias participações nos campeonatos nacionais, onde foram obtidas quatro medalhas de bronze, e ainda uma medalha de bronze internacional; neste novo ciclo, o objectivo da Associação de Taekwondo da Madeira é o de somar mais participações nacionais e internacionais e subir mais uns degraus nos pódios e na evolução de todos os atletas madeirenses, para um Taekwondo com mais qualidade. Para alcançar esse desiderato, o presidente Mário Rodrigues conta com o apoio de todos os clubes filiados.

O Taekwondo é uma arte marcial de origem coreana, com algumas semelhanças com o Karaté japonês, mas que se distingue por um estilo muito próprio, no qual têm prevalência as técnicas de pernas e regras de competição marcadamente distintas. Também as formas técnicas (poomsae, equivalentes aos katas do Karaté) são totalmente diferentes. O Taekwondo utiliza um estilo mais fluido, caracterizando-se também por pontapés muito variados, geralmente mais altos e inclusive em salto. Também inclui múltiplas técnicas de autodefesa. Hoje desporto olímpico, o Taekwondo quer dizer, literalmente, “o caminho dos pés e das mãos”, ou seja o combate desarmado com recurso às potencialidades defensivas do próprio corpo. Pode ser praticado em qualquer idade, adaptado, naturalmente, às capacidades de cada faixa etária, e desenvolve a boa forma física, as capacidades autodefensivas, a concentração e a calma. A modalidade tem vindo a crescer paulatinamente na Região, contando actualmente com cerca de meia centena de praticantes, dividido por três clubes, o Marítimo, o Unidos da Camacha e a União Desportiva de Santana. Conta actualmente com vários cinturões negros na RAM.

Os órgãos sociais da Associação são actualmente os seguintes:

Mesa da Assembleia Geral:

Presidente: Hélder Silva

Vice-Presidente: Maria Isabel Ferreira

Secretário: Aléxis Santos

Direcção:

Presidente: Mário Rodrigues

Vice-Presidente: Hélder Filipe Silva

Tesoureira: Guida Gouveia

 

Conselho Fiscal: 

Presidente: José Manuel Santos

Vice-Presidente: Raul Andrade

Secretário: Luís Rocha