Pedro Ramos visitou ontem o Centro Dr. Agostinho Cardoso

pedro-miguel-camara-ramos

Segundo uma informação da Secretaria Regional da Saúde veiculada ontem ao final da tarde, o secretário regional da Saúde visitou o Centro Dr. Agostinho Cardoso,  “no âmbito da sua política de proximidade aos profissionais e utentes”.

O Centro Dr. Agostinho Cardoso, refere a SRS, é o eixo coordenador da Região Autónoma da Madeira, no Programa Nacional de Luta Contra a Tuberculose. No quadro da luta contra esta doença compete ao Centro Dr. Agostinho Cardoso a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e o controlo de qualquer forma clínica de tuberculose.

Neste domínio, o Centro Dr. Agostinho Cardoso realiza acções que possibilitam o diagnóstico precoce da tuberculose, nomeadamente o rastreio passivo (aquele em que o utente, por iniciativa própria, recorre ao médico devido ao sintomas que o afectam) e o rastreio activo (aquele em que a iniciativa do rastreio parte do Centro e é dirigida aos grupos de risco).

Pedro Ramos aproveitou a circunstância para inteirar-se da possibilidade desta unidade vir também a acolher o centro de rastreio do cancro da mama, actualmente localizado na Rua do Frigorífico.