Festas animam primeiro mês do ano

janieor
Celebração em honra de Santo Amaro na igreja de Santa Cruz,

Janeiro é um mês festivo para diversas paróquias madeirenses, a maioria celebrando o seu padroeiro.
Logo no primeiro dia do ano, Ponta Delgada e Santa Cruz celebraram o seis padroeiros: São Salvador (Jesus Cristo) e Bom Jesus.
No dia 15 de janeiro, a festa de Santo Amaro que, para os madeirenses marca o final do tempo do Natal as paróquias do Paul do Mar e de Santo Amaro, situada na freguesia de Santo António, festejam o seu orago. Nesse dia em Santa Cruz há a tradicional evocação aquele santo que também é celebrado na paróquia da Conceição (Ponta do Sol) e na Fajã do Penedo.
Depois surge Santo Antão o protetor dos animais, cuja festa a Igreja celebra no dia 17 de janeiro. Em muitas paróquias no domingo a seguir àquela data há a bênção dos animais.
Aquele santo é o padroeiro do Seixal e um dos dois padroeiros do Caniço (o outro é o Espírito Santo) sendo as festas realizadas no domingo a seguir ao dia 17. Nessa data na igreja de São Jorge celebram-se dois santos: Santo Antão e São Sebastião.
No domingo seguinte ao dia 20 de janeiro, dia litúrgico de São Sebastião, as paróquias de Câmara de Lobos e do Caniçal, realizam a festa em louvor aquele santo que é o padroeiro destas comunidades madeirenses.
É no dia 22 que a paróquia de São Vicente celebra o seu orago e é no dia 31 que os Salesianos louvam São João Bosco, o santo que fundou aquela Congregação.