
Câmara de Lobos vai terminar 2016 sem dívidas a fornecedores de curto prazo, refere uma nota hoje enviada à comunicação social, que realça o facto desta situação acontecer pelo terceiro ano consecutivo.
Terminando o ano económico com esta componente positiva, a autarquia chefiada por Pedro Coelho não esquece as restantes dívidas, a de médio prazo e à banca, e faz referência às mesmas como tendo sofrido uma redução de 15% face ao ano anterior. Neste domínio, destaca o abatimento de cerca de 7,2 milhões de euros da dívida, face a 30 de setembro de 2013. O passivo bancário reduziu em 2016 o montante de 1 197 649,42 € de dívida, resultando numa redução de 44% face ao valor existente no início do mandato.
Liquidar dois empréstimos
É objetivo do Presidente da Câmara, segundo a mesma nota “liquidar, até final do atual mandato, dois empréstimos contratados pelo executivo antecedente, tendo como meta fechar 2017 com uma dívida bancária na ordem dos 6 milhões de euros”, o que significará uma redução de dívida bancária superior a 50% em apenas quatro anos.
Pedro Coelho refere que “o modelo de gestão municipal adotado pelo executivo tem sido orientado por opções de gestão e financeiras muito rigorosa e seletiva, tendo em vista a maximização dos recursos e libertação de meios financeiros para garantir um elevado nível de investimento público.
Investimento público
O autarca diz que apesar do esforço de redução da dívida registado, a autarquia tem mantido um elevado nível de investimento público, opção que será prosseguida em 2017, estando previsto no orçamento municipal do próximo ano mais de 15 milhões de euros só para investimento público, ou seja 65% do orçamento total do exercício.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






