Com Rui Marote:

Hoje é a grande noite. 23 de Dezembro de 2016, todos os caminhos vão dar à Noite do Mercado do Funchal.

Esta manhã, bem cedo, o Funchal Notícias, através da lente de Rui Marote captou o início dos trabalhos de montagem no exterior do Mercado dos Lavradores.
Os holofotes já estão montados, para ajudar na transmissão televisiva da RTP e dar mais brilho às ruas e o cheiro a carne de vinha d`alhos já perfuma toda a zona circundante ao mercado.
Os camiões da Empresa de Cervejas da Madeira descarregam centenas de barris de cerveja que vão ser vendidos esta noite nas barracas que foram licenciadas para o efeito.
Na Rua Fernão de Ornelas as barracas começam a ser montadas pelos comerciantes que esta noite farão bons negócios.
Comida e bebida não vão faltar.
À semelhança de outros anos à entrada principal do Mercado vende-se cabrinhas, e junquilhos que são as decorações naturais preferidas dos madeirenses, mais idosos, para ornamentar o presépio.
Os mais velhos efectuam as suas compras na Rua Latino Coelho, frutas e flores, afastando-se das grandes multidões desta noite de loucura. Também já se vendem os pinheiros.
Na Placa Central continua-se a tirar e a colocar luzes, parece que as ornamentações ainda não estão concluídas.

Esta será mais uma noite que antecipa a chegada do “menino jesus, é diferente daquilo que já foi dizem os mais velhos que agora a noite do Mercado “é para comer e beber” e não para comprar”.
Assim reza a história. Mudam-se os tempos e com ele as vontades, mas ainda há espaço para todos, velhos e novos. O importante é manter a tradição.

