Conselho Estratégico do PS-M debateu Ordenamento do Território

ps
Foto PS-Madeira.

O Conselho Estratégico do PS-Madeira debateu, esta manhã, o “Ordenamento do Território – para uma transformação mais sustentável e equilibrada”, na Sala do Empreendedorismo da Reitoria da UMa.

Esta iniciativa, foi coordenada pelo arquitecto e deputado na Assembleia da República, Luís Vilhena, contando com a presença do arquitecto Paulo Pais, da Câmara Municipal de Lisboa, que coordenou a revisão do Plano Director Municipal, abordando as orientações do novo plano director, em especial da forma como foi discutido e participado pelos seus cidadãos.

Já o arquitecto Rui Campos Matos, presidente da Delegação Regional da Ordem dos Arquitectos, abordou a regeneração da cidade do Funchal, cuidados a ter em conta na actuação sobre os elementos históricos que dão carácter e singularidade aos lugares, realizando também uma abordagem possível à requalificação das zonas altas.

Por seu turno, o geólogo João Baptista, da Universidade de Aveiro, deu, na sua intervenção, particular atenção para a importância de um planeamento cuidado no respeito pela natureza e como prevenção de catástrofes como as que assolaram a Região Autónoma da Madeira na última década.