Também a Câmara Municipal de Câmara de Lobos veio pronunciar-se relativamente à decisão do Conselho de Ministros da União Europeia, relativa ao levantamento da interdição da comercialização do peixe «gata», também conhecido como o «bacalhau de Câmara de Lobos». A autarquia vem felicitar a tutela pelo” trabalho desenvolvido na sensibilização das instâncias europeias sobre a importância daquela actividade para a preservação de uma das tradições mais ancestrais do concelho”.
A decisão de Bruxelas de proibir a comercialização da gata de Câmara de Lobos, que entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2015, causou grande insatisfação junto da comunidade piscatória de Câmara de Lobos e da edilidade local. No ano passado foi dirigido um conjunto de missivas e contactos da Câmara a diferentes entidades, nomeadamente ao secretário regional e à ministra da tutela. Desde a primeira hora, a autarquia de Câmara de Lobos reivindicou a necessidade de os diferentes organismos da tutela, de âmbito regional e nacional, assim como os representantes da RAM no Parlamento Europeu, articularem uma estratégia de defesa da tradição de captura e comercialização do peixe «gata».
Para a edilidade, as taxas de captura indesejada de gata são muito residuais, não colocando de forma alguma em perigo a sustentabilidade das populações de tubarões de profundidade, pelo que considerou excessiva a tomada de posição das instâncias europeias no passado.
A autarquia de Câmara de Lobos apela a que todas as entidades, regionais e nacionais, com tutela sobre os assuntos do mar e das pescas, articulem uma estratégia de reivindicação do aumento da quota de descarga da captura involuntária e acessória destas espécies de peixes.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







