Curiosidades da Índia: Boas-vindas pintadas no chão e polícias que usam altifalantes

desenhos-de-boas-vindas

Rui Marote (texto e fotos)

A Índia é uma verdadeira curnocópia de curiosidades. Quem percorre zonas comerciais, mercados ou residenciais acaba por deparar com curiosos desenhos nas escadarias e junto as portas executados com giz ou com uma calda de tinta no chão, em formas geométricas que chamam a atenção dos turistas, não sendo necessário, para as conceber, compasso, régua ou esquadro.
Até nos templos estão em todas entradas.

SONY DSC

Naturalmente tive de perguntar o significado dessas figuras, e fundamentalmente as mesmas significam apenas bem-vindo. São uma forma de dar as boas-vindas a quem chega.
São essas boas vindas que estão espalhadas por todos os lados. Relembro o meu professor de desenho  Almeida Couto, no nome e na pessoa. “Vamos desenhar uma figura geométrica”, dizia ele… e  exemplificava no quadro com um compasso de madeira com giz na ponta efectuando uns círculos e umas rosáceas. Aqui o compasso é substituído pelos dedos, chegando alguns desenhos a parecerem criações para tapetes, de tão perfeitas…

Polícia comanda trânsito através de aparelhagem sonora

india

Entretanto, enquanto com isto nos deparamos, nas ruas cheias de carros, de motos, de tuk-tuks e de gente o movimento de trâsito e de peões no centro de cidades como Madurai é gerido de uma forma pouco ortodoxa pela Polícia, que recorre a amplificação sonora. O apito não chega, e o sinaleiro ou os semáforos deixaram de ser eficazes.

Os polícias parecem locutores
Os polícias parecem locutores

A Polícia coloca-se no meio do trânsito e recorre a um microfone sem fios. Através de colunas de som montadas nas avenidas, a informação é dada aos automobilistas tipo relato de futebol. Há cada uma…

india

Outra coisa curiosa e impressionante nestas grandes metrópoles indianas onde tanta coisa se passa nas ruas, afinal casa para tanta gente, é a facilidade em dormir em qualquer sítio ou ocasião. O calor convida ao repouso e se o trabalho faz uma pausa e o permite, porque não? E assim vemos gente a dormir nos templos, nos riquexós, nas estações de comboio, em qualquer lado.

india

Engraçado é também o modo como os indianos conseguem ser criativos: quem diria que era tão fácil pôr a roupa a secar sem usar uma única mola para a fixar no estendal??

india

Finalmente, é assinalável o futuro que o jornais em papel ainda têm na Índia. Com a quantidade massiva de habitantes, não faltam leitores, e apesar da tecnologia ser muito difundida entre as pessoas de posses, elas não são de forma nenhuma a maior parte da população… Assim que, enquanto no Ocidente a venda de jornais em papel cai a pique, neste país ainda há muita clientela para os mesmos, como nos mostra a imagem.

SONY DSC