Coelho visita na prisão de Tires investigadora detida por difamação e injúrias

maria-lurdes
A ativista.

O deputado do PTP na Assembleia Regional, José Manuel Coelho irá visitar a investigadora Maria de Lurdes Rodrigues, que se encontra detida no Estabelecimento Prisional de Tires.

Segundo conseguimos apurar é esse o propósito do parlamentar para os próximos dias, em solidariedade para com a prisão injusta da investigadora.

Alías, no passado dia 18 de Outubro, Coelho já tinha subido à tribuna da Assembleia, munido de um cartaz com a cara de Maria de Lurdes Rodrigues e de megafone, mesmo com as luzes apagadas, insurgindo-se contra a (in)justiça.

Maria Lurdes Lopes Rodrigues foi condenada a três anos de prisão pelos crimes de difamação e injúrias ao Estado e à Justiça.

maria-lurdes
No último fim de semana Raquel Coelho representou o PTP no protesto, no Rossio, em Lisboa.

O caso foi objecto de um voto de protesto apresentado pelo PTP no parlamento madeirense.

 

O caso remonta há mais de 20 anos, depois de Maria de Lurdes Rodrigues ter sido preterida na atribuição de uma bolsa de estudos e de ter desafiado o então ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho, e outras entidades.

Seguiram-se queixas contra governantes, juízes, magistrados, polícias.

Em dezembro de 2008 foi condenada a três anos de prisão com pena suspensa na condição de se submeter a consultas de psiquiatria. Não o fez, tendo, em dezembro de 2012, a pena suspensa sido revogada e substituída por pena efetiva.

A 29 de setembro, foi presa ao abrigo de um mandado. Está, desde então, no Estabelecimento Prisional de Tires.

“Não descansaremos enquanto não conseguirmos a libertação da ativista Maria de Lourdes Lopes Rodrigues”, escreveu recentemente José Manuel Coelho.