CDS-Santa Cruz denuncia falta de conservação da Capela do cemitério

capela-4

A Comissão Política Concelhia do CDS – Santa Cruz veio denunciar ao FN o estado da capela do cemitério da localidade. Após uma visita efectuada à Capela da Nossa Senhora da Piedade, os centristas verificaram que são necessárias obras no tecto e em parte de uma das paredes da capela, preocupação que é também manifestada pela população da freguesia de Santa Cruz, que, segundo o CDS, “está também muito insatisfeita com a falta de conservação desta capela, cuja degradação já impede o celebrar de velórios e missas”.

capela-3
A Capela de Nossa Senhora da Piedade situa-se no sítio de Santa Catarina, junto à saída da Via Rápida, em direcção ao Aeroporto da Madeira (sentido Funchal/Machico). O cemitério foi mandado construir por deliberação camarária, a 28 de Março de 1892, nos terrenos a Leste do antigo Convento de Nossa Senhora da Piedade e do Forte de S. Francisco, tendo sido edificada uma capela, que em homenagem ao convento existente se chamou de Nossa Senhora da Piedade.

capela

A capela de N.ª S.ª da Piedade caracteriza-se por ser uma capela de gosto simples, de um “gótico” dos finais do século XIX, composta por um corpo com altar-mor, e dois alpendres laterais apoiados por uma estrutura de ferro fundido, refere o CDS.

capela-54 capela2

O CDS—Santa Cruz considera que o actual executivo da Câmara de Santa Cruz governado pelo JPP “não esta preocupado com o património municipal do qual esta Capela é exemplo, não se diferenciando também do Governo PSD-Madeira que despreza também a salvaguarda do património edificado. O discurso da dívida não pode continuar a servir desculpas para a inércia que caracteriza este Executivo da JPP na Câmara de Santa Cruz”. Para os centristas, é necessário muito mais do que tem vindo a ser feito, pois os problemas do quotidiano do Concelho avolumam-se à espera de resolução.